O PROJETO TEATRO NA ESCOLA
Por: Alessandra Gonçalves • 15/1/2023 • Projeto de pesquisa • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Educação
Escola de Educação Básica Claurinice Vieira Caldeira - São Francisco do Sul / SC
PROJETO TEATRO NA ESCOLA
TEMA: A DEFINIR.
Alessandra Gonçalves de Sá¹. (Professora de Língua Portuguesa e Literatura; Universidade Federal do Pará; Belém/ PA)
Maria Dionara Rocha ². (Professora de Artes Visuais; UNINTER; São Francisco do Sul/SC)
Como estímulo para o desenvolvimento indissociável entre a criticidade e a criatividade, o teatro na escola tem como objetivo formar cidadãos sensíveis a realidade social e integrado ao cotidiano, ele mostra como ensinar a arte de maneiras diversificadas, onde se descobre as especificidades da linguagem teatral, como trabalho colaborativo, socialização, experiências estéticas, através de criação de cenário e figurino, leitura e interpretação de texto (texto teatral) desenvolvendo competências relacionadas a ler e decodificar por meio da análise de texto. Esse projeto tem como foco uma atividade lúdica e pragmática com os alunos da 2ª série do Ensino médio da EEB Claurinice Caldeira Vieira, mas com a finalidade de desenvolver a interação social e gosto pela cultura através da prática, elaboração imaginária e fruição, na linguagem do teatro, demonstrando que qualquer um pode fazer teatro, baseado no texto de Viola Spolin.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste projeto, seguiremos as seguintes etapas:
- O filme Auto da Compadecida
EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
1º Os alunos serão convidados a assistir o filme do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.
- Texto teatral
EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
2º O alunos serão orientados a formar grupos com quatro colegas para produzir um texto teatral com base no texto Auto da Compadecida, num exercício de intertextualidade.
Esta produção envolve várias etapas – discussões preliminares, pesquisa, planejamento, escrita do texto teatral, ensaios e encenação da peça.
Estabelecer prazos e datas com as professoras.
- Discussões preliminares e pesquisa
- Em grupo, discutam o tema que desejam abordar no texto teatral. Sugestões imigração ou mudança de ambiente distância que separa amigos, namorados ou família, conflitos causados por diferenças étnicas ou culturais; aceitação dessas diferenças: valorização ou afirmação das diferenças.
- Pesquisem uma letra de canção brasileira que esteja dentro do tema escolhido, veicule uma visão do tema com a qual vocês se identifiquem e tenha potencial para ser transformada em texto teatral. Outra opção é a letra, em vez de ser recontada no texto teatral, servir apenas de inspiração e ponto de partida. Alguns compositores: Marisa Monte, Racionais MC's, Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros.
- Planejamento e escrita
1. Definam o enredo, isto é, a história a ser narrada por meio das falas e ações dos personagens. Escrevam um rascunho, estabelecendo a introdução, o surgimento de um conflito, o desenvolvimento da história, o clímax e o desfecho. Considerando que vários grupos deverão se apresentar, sugerimos que a peça tenha um ato apenas.
2. Listem os personagens com os respectivos nomes, características físicas e psicológicas e função na história. O número de personagens deve ser adequado ao número de integrantes do grupo.
3. Indiquem cenário, figurino, iluminação e sonoplastia, se houver
4. Com base no planejamento, escrevam o texto.
• Pode ou não haver um narrador.
• Conforme as características dos personagens, o local e a época em que as ações se passam, os diálogos podem ter registro mais formal ou mais informal, com marcas de oralidade. Outras variações da linguagem podem ser interessantes para caracterizar personagens de centros urbanos, do interior, mais velhos, mais jovens etc.
• Indiquem o nome do personagem no início de cada fala e, nas rubricas, informem o cenário, o momento do dia em que ocorre a cena, o tom de voz, o estado emocional dos personagens e sua movimentação cênica.
...