Projeto Teatro na Escola
Por: Raquel Silva • 2/3/2016 • Projeto de pesquisa • 656 Palavras (3 Páginas) • 4.001 Visualizações
Projeto Teatro na Escola
I – Nome do projeto
Teatro na escola.
II – Introdução
O projeto Teatro na Escola será desenvolvido na escola EMEIEF Belezas do Buriti. Este projeto atenderá crianças, entre seis a nove anos, previamente inscritas no local, e será ministrado em 10 aulas, totalizando 50 horas (que abrangem desde a pesquisa bibliográfica até o encerramento da oficina).
O papel do teatro é fazer com que as crianças tenham acesso, oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo, e também, permitindo o desenvolvimento da criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.
Quando a escola implanta o teatro nas suas atividades escolares, a criança constrói um desenvolvimento cultural que vai além da sala de aula, por causa do discurso espontâneo da linguagem teatral, produzindo e despertando uma aprendizagem prazerosa, construindo o desejo de aprender mais.
III – Objetivos Gerais
- Desenvolver na criança as habilidades exercidas no teatro;
- Deixar as crianças ousarem e, com isso, perderem a timidez;
- Mostrar os vários tipos de textos (tragédia, comédia, situações do cotidiano, mistério etc.).
IV – Objetivo Específico
- Desenvolver o espírito de trabalho em grupo.
- Proporcionar a integração e a socialização das crianças.
- Acompanhar de forma cuidadosa estes alunos, colaborando para que elas possam se relacionar melhor com seus colegas e onde vivem; construindo seu conhecimento e descobrindo seus espaços; tornando-se mais participativos e responsáveis nas suas atividades em sala de aula; formando cidadãos críticos e atuantes de sua própria realidade, e que valorizem as experiências obtidas e sabem lidar com as diferenças.
V – Metas
Garantir um contato com a linguagem teatral, permitindo ao aluno a construção do conhecimento e aumentando seu repertório cultural. Tendo como base, em primeiro lugar, a criatividade, com isso, dando o primeiro passo para a inclusão dos mesmos, com todas as condições na sociedade.
VI – Justificativa
A criança voltada para o teatro registra um funcionamento tanto intelectual quanto físico, pois executando esses dois juntos terá um resultado efetivamente bom, pois irá criticar, opinar e sugerir, e também, irá permitir o desenvolvimento de criar, coordenar, memorizar e, principalmente, melhorar a linguagem.
As posturas de acolhimento desse aluno deverão envolver a valorização dos conhecimentos e da forma de expressão de cada aluno, como o processo de socialização dos mesmos. Consideramos que a valorização da cultura desse aluno, certamente irá conduzi-lo para um futuro melhor.
Desejamos desenvolver um trabalho de integração através, especificamente, do trabalho em grupo, onde a criança terá a oportunidade de desenvolver suas aptidões e habilidades em que estarão disponíveis diferentes tipos de recursos pedagógicos.
VII - Metodologia
Através de uma construção de uma peça teatral, as coordenadoras propiciarão um clima de trabalho em que a personalidade, o comportamento individual e coletivo, a imaginação e a interpretação estejam presentes junto com a improvisação, memorização e criatividade necessários para a continuidade do processo de criação, entendimento, companhia e respeito mútuo.
Pretendemos dar oportunidades para cada um descobrir o mudo e a si próprio, bem como a importância da arte na vida humana. Ajudando o aluno desenvolver suas potencialidades de se expressar e de se comunicar, proporcionando o conhecimento de outras artes, aumentando seu saber cultural.
...