TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÚBLICO E PRIVADO NO PENSAMENTO DA HANNAH LEASE

Relatório de pesquisa: PÚBLICO E PRIVADO NO PENSAMENTO DA HANNAH LEASE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

2 O PÚBLICO E O PRIVADO NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

2.1 Hannah Arendt: vida e obra

Batizada com o nome de Johanna Arendt, esta autora nasceu em Hanover, na Alemanha, em 14 de outubro de 1906.Foi uma das filósofas mais influentes do século XX e continua influenciando filósofos no mundo atual e intelectuais de outras áreas entre elas a educação.

Filha do engenheiro Paul Arendt e de Frau Martha Cohn, doutorou-se em filosofia na Universidade de Heidelberg (1928) e, vítima do racismo anti-semita, fugiu para Paris (1933), onde trabalhou como assistente social atendendo a refugiados judeus.

Estudou com Karl Jaspers e Martin Heidegger e casou-se com o jovem filósofo judeu Gunther Stern (1930). Divorciou-se em 1939 e casou-se outra vez com seu professor de história da arte Heinrich Bluecher (1940) e com a ocupação da França pelos nazistas partiu para os Estados Unidos (1941). Em Nova York foi diretora de pesquisas da Conferência sobre as Relações Judaicas, mas teve que esperar vários anos até retomar o trabalho universitário.

Naturalizou-se cidadã americana (1951) e publicou Origins of Totalitarianism (1951), obra pela qual se tornou conhecida e respeitada nos meios intelectuais. Com Eichmann em Jerusalém (1963), suscitou muitas polêmicas ao denunciar o papel das lideranças judaicas no extermínio nazista da segunda guerra mundial. Outra obra famosa foi Between Past and Future (1961), onde afirmava que a palavra e a ação, para se converterem em política, requerem a existência de um espaço que permita o aparecimento da liberdade(Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/)

O trabalho filosófico de Hannah Arendt abarca temas como a política, a autoridade, o totalitarismo, a educação, a condição laboral, a violência, e a condição de mulher.

2.2 A obra a condição humana

Uma das mais importantes obras, senão a mais importante de Hannah Arendt foi A condição humana, publicada em 1958 pela editora Chicago com o título de The Human Condition.

Segundo Adler (2007, p.), o livro vendeu tão bem que a primeira tiragem esgotou em quatro meses

O livro não tem nenhuma dedicatória, porém o mesmo dedica-se em todos os aspectos ao ex professor da autora Martin Heiddeger, com quem também teve um relacionamento amoroso. O romance de Arendt com Heidegger, 33 anos,casado e com filhos, se dá no ano de 1924, quando esta entra para a Universidade de Marburg, com 18 anos.Observe a justificativa da autora a respeito da não –dedicatória:

“Você verá que o livro não contém nenhuma dedicatória. Se as coisas entre nós tivessem seguido algum dia os trilhos corretos – tenho em mente entre, portanto nem você nem eu -, então lhe teria perguntado se poderia dedica-lo a você. [...] Tal como as coisas se encontram, a dedicatória me parecia impossível. De algum modo, porém, quis lhe dizer ao menos o fato nu e cru” (ADLER, 2007, p.392).

Em A condição humana a autora foca-se na busca das origens, no âmbito das atividades humanas, os motivos que levaram o Totalitarismo ao poder e consequentemente ao esgotamento da esfera pública.

No primeiro capítulo do livro, Arendt localiza as atividades humanas a partir das três dimensões da vita activa: o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com