QUE DIREITOS HUMANOS
Resenha: QUE DIREITOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: binhogates • 18/3/2014 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS
Atualmente, cada vez mais, os povos vem desenvolvendo e ampliando os conceitos de dignidade e justiça que nada mais são do que uma forma elementar de Direitos Humanos, estes podem ser conceituados, como sendo o conjunto de direitos e garantias fundamentais do homem, garantias e direitos estes que assegurem ao ser humano uma vida digna. Encontramos na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, logo em seu início, a manifestação do seu maior propósito; "A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição." Este trecho deixa claro qual o caminho a ser seguido, em que todos os esforços, por parte dos Estados e dos membros da sociedade, convirjam em prol de um objetivo maior. E ele cita que estes preceitos devem ser seguidos por todos os estados, independentemente de seu desenvolvimento político e econômico.
Parece realmente simples de entender, quando enxergamos pela ótica de que os ditos Direitos Humanos nada mais são do que Direitos Fundamentais ha necessidades básicas do indivíduo. Mas ao mesmo tempo torna-se complicado, pois como algo tão simples, apesar de já haverem avanços extremamente significativos no mundo e até mesmo no Brasil, ainda não consegue chegar, na prática, a grande maioria das pessoas. Existe um grande descaso e desrespeito a direitos e liberdades essenciais, estes fazem um contraponto aos ideais de decência e dignidade almejado para todos os cidadãos do mundo.
A boa notícia, é que apesar das dificuldades e de todas as forças que parecem contrárias, estes direitos são um ideal que vem sido buscado, e aos poucos, vem se concretizando, avançando e realizando cada vez mais conquistas.
...