QUILOMBO
Tese: QUILOMBO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anterinho • 10/11/2014 • Tese • 860 Palavras (4 Páginas) • 651 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ANTERO PEREIRA DOS SANTOS NETO, CARLYLE DE JESUS ARAGÃO, DAFINE VALESQUA ROCHA, ELIZÂNIA SANTOS SOUZA ZANE, MANOELA MAROVES DOS SANTOS E LEANDRO DOS SANTOS SILVA
QUILOMBO
COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Jéquié, BA
21/03/2014
ANTERO PEREIRA DOS SANTOS, CARLYLE DE JESUS ARAGÃO, DAFINE VALESQUA ROCHA. ELIZÂNIA SANTOS SOUZA ZANE, MANOELA MAROVES DOS SANTOS E LEANDRO DOS SANTOS SILVA
QUILOMBO
COMUNIDES QUILOMBOLAS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação social, Política e Econômica do Brasil.
Prof. Gleiton Lulz de Lima
Jequié, BA 21/03/2014
Quilombo ou Kilombo?
Kilombo – é um termo originaria da angola vindo da língua Kimbundo propriamente angolana. Que significava origem, terra, lugar de pouso.
Quilombos, aportuguesados no Brasil, Eram aldeias que ficavam escondidas nas matas, em lugares preferencialmente inacessíveis, como o alto das montanhas e grutas, e era onde então os escravos se reuniam e conseguiam levar uma vida relativamente livre. Os escravos iam para os quilombos para não serem encontrados, pois onde eles viviam eram sempre explorados e sofriam maus tratos. Durou todo o período da escravidão no Brasil.
O termo quilombo, originalmente era utilizado apenas para chamar um local utilizado por populações nômades, ou então pequenas acampamentos de comerciantes, e com o início da escravidão, os escravos adotaram o termo para o lugar que eles fugiam, e foi no Brasil que o termo ganhou o sentido que tem atualmente.
Quilombos dos palmares
Um dos quilombos mais famosos foi o Quilombo dos Palmares que ficava na então capitania de Pernambuco, atualmente o estado brasileiro de Alagoas. Esse quilombo recebeu esse nome, pois um escravo chamado Zumbi dos palmares foi o grande líder da aldeia.
Resistência
A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo (Palmares) representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinha por objetivo estabelecer a destruição definitiva de Palmares. Contudo, os quilombos resistiram de maneira eficaz e conseguiram derrotar aproximadamente trinta expedições militares organizadas com este mesmo objetivo.
Resistiu por mais de um século. Foi o mais peculiar dos quilombos formados no período colonial transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura.
Do ponto de vista histórico, os quilombos foram a estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Nesses espaços, organizavam uma produção agrícola autônoma e formas de organização sociopolítica peculiares. Ao longo de quatro séculos, os quilombos representaram um significativo foco de luta contra a lógica escravocrata.
Apogeu
De 1624 – 1625 e 1630 e 1654 registrou-se um crescimento da população em Palmares, que passou a formar diversos núcleos de povoamento (mocambos). Os principais foram:
1. Macaco - o maior, centro político do quilombo, contando com cerca de 1.500 habitações;
2. Subupira - centralizava as atividades militares, contando com cerca de 800 habitações;
3. Zumbi- o líder do seu povo.
4. Tabacos
Repressão
Os portugueses e brasileiros
...