“Que escola é esta hoje?”
Por: HISTORIA DO MUNDO • 4/8/2017 • Seminário • 596 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
“Que escola é esta hoje?”.
A situação atual da escola publica atual no Brasil é um reflexo de uma transformação iniciada na década de 60. Período no qual deu-se inicio a construção de uma escola que atendesse a todos. As massas passaram a ser inclusas na escola publica brasileira, gerando impacto significativo no sistema educacional, carente de políticas voltadas exclusivamente para a educação. O professor José Geraldo Silveira Bueno traz em seu artigo sobre a Função social da escola e organização do trabalho pedagógico o entendimento de que:
A ampliação/universalização do acesso ao ensino obrigatório no país é um fato, pode-se afirmar que, a partir da década de 60, foi se constituindo uma verdadeira escola de massas. (Função social da escola e organização do trabalho pedagógico)
A constituição desta escola de massas trouxe uma nova realidade à educação brasileira. Neste processo de abertura da educação não se construía algo inédito no brasil. Apenas tornava real a constituição de 1824, o tema nela tratado.
A Instrução primaria, é gratuita a todos os Cidadãos (Constituição Política do Império do Brasil/1824) www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/ silveira_bueno.pdf. Acessado em 02/08/2017 01:35:16.
Tal situação revela uma característica que percorre o sistema educacional público brasileiro. O espaço de 136 anos entre a promulgação da primeira Constituição do Brasil, editada ainda no período imperial já previa em seu texto a educação básica gratuita obrigatória a toda a população. Tema este que só passou a ter uma ênfase maios a partir dos anos 60 onde ocorre a abertura da escola para toda a população.
A partir do acesso massivo da população a educação básica gratuita, naturalmente foram surgindo outros problemas a serem resolvidos. Não muito diferente da realidade atual a ausência de Politicas pulicas efetivas voltadas exclusivamente para a educação cria um entrave na estruturação do sistema educacional. As escolas não receberam a devida preparação para se tornarem um ambiente atrativo ao aprendizado e compartilhamento do conhecimento.
A estrutura desejada ainda está longe de ser a ideal, uma vez que a politica educacional está voltada a manutenção dos recursos já disponíveis e em uso. Para termos o modelo ideal e de sucesso será necessário:
A nova batalha é pela transformação da escola. Uma revolução ainda mais complexa, pois traz implicações culturais profundas e duradouras. Espelho e reflexo do mundo, a escola sabe que precisa se adaptar à nova realidade da sociedade da informação, na qual o conteúdo está ao alcance de um clique de mouse. (SUPER INTERESSANTE - http://super.abril.com.br/cultura/a-escola-ideal/ acesso realizado em 03/08/201 7 01:20:36)
A capacidade de se adaptar aos novos métodos e formas de se obter conhecimento deve ser uma constante na escola da atualidade. Por outro lado as políticas educacionais devem contemplar recursos que permitam que as escolas possam atender a todos em conformidade com a Constituição de 1988 na qual trata:
“educação, como direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
...