RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Dissertações: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 405047 • 28/5/2013 • 2.343 Palavras (10 Páginas) • 605 Visualizações
RECRUTAMENTO
Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
O conceito de Recrutamento é definido pela identificação de talentos, levando em conta as necessidades presentes e futuras. Já selecionar é diferenciar os melhores dentre os identificados. Por serem atividades que exigem conhecimentos específicos, devem ser praticadas por pessoas altamente instruídas com extremo profissionalismo, para evitar consequências desastrosas à empresa.
Ao elaborar um recrutamento, a empresa deve se prestar atenção em três passos:
- O que a empresa precisa (quais as competências a pessoa precisa ter);
- O que o mercado esta oferecendo para esses profissionais;
- Quais as técnicas de recrutamento aplicar;
Foi a partir da revolução industrial que se viu a importância dos Recursos Humanos dentro das organizações. Antigamente a gestão era um lugar reservado apenas aos líderes, que tinham como característica a autoridade e grande status de poder. Esse era um modelo bastante hierarquizado, burocrático e autoritário, que engessava a administração e todas as relações internas dentro da empresa.
O ambiente das organizações empresariais transformou-se num clima competitivo. Para não perder os seus talentos, as empresas precisam criar diferenciais. Muitas se destacam investindo em treinamentos, que conduzem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipe, na execução de suas funções, e no direcionamento de conduta profissional.
O conceito de funcionário passa a dar lugar ao conceito de colaborador.
Por esses benefícios estratégicos, podemos perceber maior produtividade e satisfação no trabalho. A administração de recursos humanos é o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.
Pessoas são fonte de vantagens competitivas, quando aprimoram a eficiência ou a afetividade da empresa.O valor aumenta quando os funcionários encontram meios de diminuir os custos, fornecem algo singular aos clientes ou apresentam alguma combinação dos dois.
O papel do recrutamento é divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.
As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradores, e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de vários fatores e circunstâncias.
Existem três tipos de recrutamento
Interno: É o procedimento mais econômico e demonstra credibilidade por parte da empresa, que se preocupa em promover os funcionários. Tem como vantagem privilegiar os funcionários oferecendo-lhes melhores oportunidades, aproveita melhor o potencial humano, motiva e encoraja o desenvolvimento dos profissionais, proporcionado um excelente clima dentro da organização. Por outro lado poder vir a criar dificuldades com os funcionários, que por não terem as devidas qualificações, não são aprovados, ou por algum gestor que dificulta a promoção, por considerar o funcionário indispensável. Entrevistar uma pessoa e recusá-la pode prejudicar o relacionamento.
Externo: Aborda um enorme contingente de candidatos que estão espalhados pelo mercado de RH. O recrutamento externo utiliza várias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para chegar até o candidato desejado. O processo de recrutamento termina quando o candidato preenche a todas ou a maioria das qualificações exigidas para a vaga.
Misto: É quando a empresa dá prioridade para os funcionários, mas também abre a oportunidade para candidatos externos as oportunidades de emprego.
O canal de comunicação a ser utilizado vai determinar quem ficará sabendo das oportunidades de emprego. As fontes/canais de recrutamento devem gerar um número suficiente de candidatos qualificados a um custo razoável.
Como as empresas recrutam.
Anúncios em jornais e revistas especializadas: O anuncio em determinado meio de comunicação ai depender do cargo a ser preenchido. Quando o cargo for muito específico, pode-se lançar mão de revistas especializadas.
Agências de recrutamento: Entrar em contato com agências de recrutamento para abastecer-se de candidatos que constam de seus bancos de dados. As agências podem servir de intermediária para fazer o recrutamento
Cartazes ou anúncios em locais visíveis: É um sistema de recrutamento de baixo custo e com razoável rendimento e rapidez.
Apresentação de candidato por indicação de funcionários: A organização estimula seus funcionários a apresentarem ou recomendarem candidatos - amigos, vizinhos ou parentes .
Recrutamento virtual: É o recrutamento feto por meios eletrônicos e a distância, através da internet.
Banco de dados de candidatos ou banco de talentos: Em função do não-aproveitamento de candidatos em certos recrutamentos, as organizações utilizam um banco de dados onde são arquivados os CVs para utilização futura em novos recrutamentos.
Seleção
Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo, é um processo decisório, baseado em dados confiáveis ,para agregar talentos e competências capazes de contribuir a longo prazo para o sucesso da organização. É um processo de comparação.
A melhor maneira de conceituar a seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido e, do outro lado, o perfil característico dos candidatos que se apresentam para disputá-lo.
Atualmente, as organizações estão fazendo do processo seletivo um mecanismo eficiente para aumentar seu capital humano. A melhor maneira de selecionar é focar na aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional.
Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser
...