REFERÊNCIAS BASE DO PASTÓRICO JUVENIL DO BRASIL
Relatório de pesquisa: REFERÊNCIAS BASE DO PASTÓRICO JUVENIL DO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naayONE • 28/9/2014 • Relatório de pesquisa • 443 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL
APRESENTAÇÃO
A PJ do Brasil tem seu Marco Referencial
Não faz muito tempo tive oportunidade de assistir a um documentário televisivo, elaborado pelos participantes da expedição de vistoria e reconhecimento dos MARCOS existentes entre as fronteiras do Brasil e Bolívia.
Após longas viagens feitas de avião, barcas, à cavalo e a pé, encontraram e identificaram os referidos MARCOS. Estavam todos numerados, e eram feitos de cimento, pequenas pirâmides. Pelo porte, dificilmente puderam ser trocados de lugar.
Entre um e outro existe uma linha imaginária, a fronteira. Após terem examinado que não havia nenhuma invasão boliviana, limparam os marcos e voltaram felizes. A soberania das duas nações estava sendo respeitada.
Um trabalho semelhante está sendo feito pelas pastorais. Não é muito raro umas invadirem o campo das outras. Seria muito útil que as pastorais também estabelecessem seus marcos e que de vez em quando organizassem uma “viagem de reconhecimento” para saber de seus limites, conhecer suas fronteiras e poder fazer um melhor trabalho de comunhão e participação.
É o que fez a Pastoral da Juventude do Brasil. Não foi fácil. Centenas de acontecimento e entendimentos precederam a elaboração que agora apresentamos. O último momento significativo foi a apresentação deste material aos membros da Presidência e Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB.
Estes MARCOS servem de referência a todos os que oferecem sua contribuição à PJ do Brasil. Não se trata apenas de acordo feito na base do consenso, mas no discernimento da vontade de Deus diante da atual conjuntura e com o horizonte voltado para a chegada do terceiro milênio.
A Pastoral da Juventude assume as Diretrizes da CNBB e é nessa perspectiva que precisamos entender o presente material. Não se opões ao trabalho desenvolvido pelos movimentos, com os quais mantêm permanente diálogo, mas cultiva a sua identidade, a partir das Diretrizes oficiais da CNBB. A Igreja tem o direito e o dever de formar seus futuros e atuais protagonistas em sintonia consigo mesma.
Pedagogicamente o Marco Referencial pretende responder a algumas perguntas que todo pastoralista precisa fazer com seriedade antes de se dedicar ao trabalho prático:
1. Quem são os jovens hoje? Marco Situacional.
2.O que já foi feito? Marco Histórico.
3. Para onde pretendemos caminhar? Marco Doutrinal.
4. Quais são as urgências e estratégias principais? Marco Operativo.
5. Como celebrar tudo isso com alegria e esperança? Marco celebrativo.
Esses são os cinco capítulos do presente documento a que batizamos com o título de MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL.
Tenhamos
...