Reescrevendo A Historia Continuamente
Pesquisas Acadêmicas: Reescrevendo A Historia Continuamente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tielen1988 • 15/10/2014 • 859 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
REESCREVENDO A HISTÓRIA CONTINUAMENTE
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da Universidade Norte do Paraná, como nota parcial das disciplinas: Introdução aos estudos Históricos, História Medieval, Sociedades Ágrafas e História Antiga, metodologia científica e Seminário da prática III.
Profs: Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Guilherme Cantieri Bordonal, Fabiane Tais Muzardo, Gleiton Luiz de Lima.
ALEGRETE – RS
2014
INTRODUÇÃO
A Idade Média ficou tradicionalmente conhecida por idade das trevas, um período obscuro, sendo até mesmo retratada como um bloqueio no progresso humano. A idade média sendo descrita dessa forma, acaba por esconder a real importância desse período, onde surgiram as principais características das civilizações ocidentais. Estudar a Idade Média é buscar a compreensão de uma época que foi fundamental para os nossos padrões atuais de sociedade, sendo ela o propulsor para a modernidade período que se iniciara non século V seguindo até o século XV. Esse trabalho tem o intuito de falar sobre a relação entre Idade Média e o presente e das características medievais que existem na atual sociedade ocidental. Veremos no presente trabalho como a Idade Média faz conexão com a sociedade atual.
REESCREVENDO A HISTÓRIA CONTINUAMENTE
Olharmos a Idade Média com outra visão e não com o rótulo de idade das trevas é como buscar resgatar uma história longínqua que tendemos a negar, mas da qual todos somos produtos. Todos esses rótulos pejorativos acabam por esconder a importância dessa época para a civilização atual, é imprescindível o homem buscar compreender a Idade Média é como se fosse um exercício de autoconhecimento.
Nosso país tem muito mais de medieval do que imaginamos, um exemplo é o nosso idioma, esse elemento do patrimônio cultural brasileiro vem da Idade média. O idioma foi introduzido no Brasil no século XVI, hoje falamos um português mais parecido com o da Idade Média do que com o de Portugal moderno, devido a demora das transformações do idioma chegarem até o Brasil.
Usamos muitos objetos criados na Idade Média vamos citar exemplos do texto de Hilário Franco Junior, onde o autor aborda essa questão salientando que muito da rotina atual das pessoas surgiu na Idade Média. Por exemplo o óculos, espelhos, botões, o próprio calendário uma invenção medieval, algumas datas comemorativas como a páscoa foi estabelecida na Idade Média. Quando abrimos um livro estamos usando mais uma das criações medievais, onde surgiu a ideia de substituir o rolo no qual os romanos escreviam, muitas outras invenções como o relógio, criado pelos medievais em fins do século XIII.
Quando usufruirmos das comodidades que hoje facilitam nosso dia a dia, as quais nos proporcionam uma qualidade de vida melhor e com a perspectiva maior que os nossos antepassados, tudo isso é produto de uma constante evolução na qual as próprias necessidades, geraram no homem uma busca para atendê-las.
A História ocupa a evolução dos tempos, porque o hoje se torna uma repetição do ontem, onde executamos vária tarefas básicas e não sabemos ou não percebemos que no passado houveram várias mudanças que se estenderam até aqui e tudo para que a transformação fosse possível. Além disso a História vai muito mais além do que contar fatos que se passaram é a constante influência para o progresso e conhecimento de uma sociedade.
É
...