Relatorio De Estagio
Artigos Científicos: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sirlanderson • 20/1/2014 • 2.632 Palavras (11 Páginas) • 448 Visualizações
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Relatório do Estágio Supervisionado III, apresentado à Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para aprovação na disciplina do Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Juliana Orionte.
BRASÍLIA, DF
2011
AGRADECIMENTOS
Agradeço à Deus por tudo o que tenho e o que sou. Agradeço aos meus familiares, especialmente meus pais. Agradeço aos professores pela sabedoria passada a cada dia em que estivemos juntos.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a todos que contribuíram de forma direta e indireta para o nosso sucesso.
Sumário
Descrição da prática docente..............................................................................6
Planejamento de aulas......................................................................................13
Conclusão..........................................................................................................48
Referência bibliográfica.....................................................................................50
Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU-ES
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Ortiz
Diretor: Alex Sandro Zorzal Vargas
Professor de Filosofia: Cláudio
Pedagoga: Emanuela
Descrição da Prática Docente
O meu estágio foi supervisionado pelo professor Cláudio que possui formação de Licenciatura em Filosofia, Bacharel em Administração e graduando em Matemática.
A instituição que nos acolheu pertence a rede pública do estado do Espírito Santo, Brasil, fica localizada na Rua Francisco Araújo, centro, Vitória, ES. Esta escola ministra aulas de Filosofia para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Sendo nos três turnos, ou seja, nos turnos: matutino, vespertino e noturno.
Iniciei minhas atividades no estágio supervisionado III em 06/09/2011. Nesta oportunidade refletimos sobre o evento do dia do folclore ocorrido na escola em 19/08/2011. Em 06, 09, 13, 15, 16, 19, 22, 23, 26 e 30 de setembro de 2011 desenvolvi as atividades de regência de classe conforme solicitação da disciplina de estágio supervisionado III.
Estas foram oportunidades de alta relevância para o início do exercício da prática docente. Não tive dificuldades para trabalhar com este público, pois já tinha um pouco de experiência de trabalho com adolescentes. Neste período de convivência com esta população foi possível perceber que houve uma desmotivação por parte de alguns alunos. Talvez, seja devido às notas baixas que ocorreram no primeiro semestre.
Também observei que existe uma ausência significante de concentração dos alunos. Será que isto se dá devido a adolescência ser uma fase de descoberta de identidades e este processo é conflitante para os adolescentes? Será que é o fato de ser uma fase de inúmeras alterações: físicas, orgânicas e psicológicas e isso podem servir de fatores conflitantes? Ou é por que os adolescentes buscam descobrir quem eles são e o que eles querem na sociedade? Ou estas problemáticas estão ligadas às questões sociais que o cercam e o impedem a aquisição de sua identidade e isso atrapalha os seus rendimentos na escola, pois dificultam a concentração?
Para refletir sobre estas indagações, penso em estudar algumas obras de Erik Erikson, Spiegel, Áries, Horrocks, Piaget em busca de descobrir melhores formas de lidar com estas situações existentes.
Uns dos pontos importante são os recursos didáticos que a escola oferece ao corpo docente para o bom desempenho de suas funções, como: biblioteca, auditório, DVD, televisão, lousa, giz, caneta pincel para escrita em lousa, jornais, computadores, revistas, entre outros.
Além disso, a escola possui salas de aulas arejadas, pátio para atividades de interação, laboratórios de informática, sistema de vídeos, cantinas, sala de professores, segurança privada e etc.
As salas de aula são bem iluminadas, apresentam estrutura física com condições de atender uma média de aproximadamente 45 alunos por sala. Porém, neste momento, estudam uma média de 32 alunos por sala. Os alunos ficam sentados em fileira.
Para o primeiro ano, neste trimestre foram abortados os temas de: igreja, símbolo, religião, sagrado, profano, mito, rito, sincretismo, fundamentalismo religioso, religiões indígenas, novos movimentos religiosos, religião afro-brasileira e religiosidade popular. Estes assuntos foram cobrados na avaliação trimestral.
Visando a participação dos alunos, foi proposto atividades no final de cada aula. Estas atividades serviriam como complementação da nota final no final do ano letivo. A soma dos exercícios respondidos corretamente corresponde
...