Relatório Da Feira De São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga De Tradições Nordestinas)
Ensaios: Relatório Da Feira De São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga De Tradições Nordestinas). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BielFraga • 7/10/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
Assunto: Relatório da Feira de São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.
Situado na Zona Norte do RJ, atrai 300 mil visitantes por mês, onde as pessoas podem comprar o bordado do Ceará, experimentar a comida do Sertão e dançar ritmos como o Forró e o Baião. 700 barracas e 35 restaurantes e uma história que já dura mais de 60 anos, é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão. Foi nesse local que os imigrantes nordestinos que vinham trabalhar no rio de janeiro no meado do ano passado se encontravam pra matar a saudade, sempre com muita comida e música típica da terra natal.
As tradições se mantiveram mas o espaço físico mudou, as barracas desordenadas do lado de fora do pavilhão de São Cristóvão foram transferidas em 2003 para o interior do pavilhão, que estava desativado há anos. A feira ganha palcos, tendas e restaurantes.
Há quem diga que já não é mais uma feira e sim um grande Centro de Lazer mas que ainda tem um vínculo social muito importante para a cidade do Rio de Janeiro, que ainda guarda questões vinculadas a identidade nordestinas e carioca.
Algumas representações culturais foram resgatadas com a história da imigração nordestina para o Rio de Janeiro, registro e material do lugar.
Carne de sol, baião de dois, a culinária nordestina se destaca pelo forte tempero e algumas misturas improváveis, tais como o 'pão recife', um pão doce temperado com cravo e canela, tradicional no nordeste, bolo de aipim, bolo de mandioca, o beiju ou a tapioca, onde podemos quebrando acrescentar manteiga e queijo e/ou colocando no leite.
Os doces também são presentes, são exemplos fáceis de achar como doces de cajú, doces de jaca, quebra-queijo feito de coco. Bebida marcante e conhecida no país como um guaraná cor de rosa, com gosto de tutti-frutti e canela, o Guarana Jesus também se encontra por lá.
É um delicioso lugar onde podemos conhecer e vivenciar tradições, ritmos e costumes de outras cidades do país mas que se torna tão familiar que nos faz viajar pelo ambiente e nos fazer no mínimo ficar esperançosos para um retorno a esse local tão agradável.
...