TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações humanas

Tese: Relações humanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Relações Humanas , teve inicio nos Estados Unidos, através de um estudo de comportamentos dos empregados de uma fabrica, com objetivo de identificar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida pela produção dos mesmos.

Estes estudos ocorreu entre 1927 e 1932, na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company, empresa de fabricação de equipamentos e componentes telefônicos, que contratou uma equipe de cientistas sócias liderado pelo médico especializado em psicopatologia George Elton Mayo e seu assistente engenheiro Fritz J. Roethelisberger.

Consequência deste estudo foi uma quebra de paradigma em relação aos princípios da Teoria de Administração de Frederick Winslow, incluindo variáveis comportamentais de indivíduos na execução de atividades e retirando a tendência de desumanização do trabalho com aplicação de métodos científicos e precisos.

O estudo teve inicio em 1924, quando a Academia Nacional de Ciencias dos Estados fez uma pesquisa para verificar a correlação entre iluminação e produtividade, baseado nos princípios da Administração Científica, sendo que em 1927 iniciou-se uma experiência na fá rica de Hawthorne , com o mesmo propósito tendo como medida o resultado da produção de indivíduos.

O diferencial deste estudo e que a empresa , Western Eletric Company, tinha um processo de valorização de bem-estar, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho, assim a empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.

Este processo de estudo, foi realizado em fases, conforme descreveremos abaixo:

1 – Os estudos da iluminação: objetivo era conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fatos fisiológico, chegando a conclusão que a produtividade sobe quando há a percepção dos trabalhadores que a direção da empresa da atenção a eles.

2 – Sala de montagem de relés: objetivo verificar, sob condições monitoradas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre produtividade. O resultado foi oscilações no desempenho dos empregados, conforme as variáveis ( infra estrutura, horário de trabalho e período de descanso. Conclusão o grupo desenvolveu objetivos em comuns, os supervisores funcionava como um orientador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com