TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnico Raciais

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA LUCIANA NOGUEIRA CARVALHO

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LINS-SP 2020

LUCIANA NOGUEIRA CARVALHO

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Trabalho de curso para a obtenção do título de graduação em Sociologia apresentado à Universidade Paulista.

Orientador: Prof.

LINS-SP 2020

Sumário

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. JUSTIFICATIVA        5
  3. OBJETIVO GERAL        5
  1. Objetivos específicos        6
  1. DESENVOLVIMENTO        6
  1. O ensino da história da cultura afro-brasileira        6
  2. Cenário escolar        7
  3. A família e as relações étnico-raciais        8
  4. Sociedade igualitária        8
  1. METODOLOGIA        8
  1. Práticas pedagógicas        8
  2. A pesquisa pedagógica        9
  1. RESULTADOS ESPERADOS        10
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11
  3. REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O tema que iremos decorrer, irá abordar assuntos acerca da importância do ensino das relações étnico-raciais na educação infantil, escolhemos esse tema devido a grande revelância desse assunto atualmente, pois apesar de ser uma questão antiga, ainda tem sido discutida até os dias de hoje, pois infelizmente é possível presenciar atos de discriminação e preconceito na sociedade hodierna e principalmente no cenário escolar. Será dissertado, durante a pesquisa, a realidade do ambiente escolar em relação às praticas de ensino das culturas afro- descendentes e como as consequências da escravidão ainda refletem na sociedade atual além do fato disso ainda ter causado diversos problemas na sociedade, como o preconceito, desigualdade, entre outros.

Apesar do Brasil ser um país diversificado, formado por gente de múltiplas cores, etnias, crenças e ideias, ainda assim parece que regrediu no aspecto educacional, visto que, por ser um país grande territorialmente, deveria possuir uma sociedade mais rica culturalmente e educada no sentido de valores éticos e morais, a fim de melhorar esse convívio social entre diferentes povos de diferentes etnias, pois como dizia Nelso Mandela (líder do movimento da luta pelo fim do apartheid): “A educação é a maior arma que você pode usar para mudar o mundo.“ e isso é uma verdade incontrovertível, educação é o melhor caminho para alcançar uma sociedade sadia.

Ademais, debater as relações étnico-raciais não são apenas necessários para combater o racismo, mas também ajudam na promoção da cidadania, consolidação da democracia e no reforço à igualdade social e racial.

Para tanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, cabe aos professores e funcionários da educação em apoio com outros profissionais, desenvolver projetos que resolvam tal problemática e é isso que o presente estudo irá abordar.

"Infelizmente, muitas escolas reproduzem a discriminação racial e muitos professores não apresentam propostas pedagógicas para se contrapor a essas situações", opina a pedagoga Lucimar Rosa Dias, especialista em Educação e relações raciais e membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados a Educação dos Afro-

Brasileiros, do Ministério da Educação.

  1. JUSTIFICATIVA

Brasil, um país de diversidades e culturas distintas que se mesclam ao redor do quinto maior território do mundo, mas será que tamanha grandiosidade assegura que não haja preconceito e discriminação?

Para responder a essa pergunta, é necessário um estudo sociológico acerca de diversas questões que norteam o nosso país, vivemos em uma nação que majoritariamente é composta por pretos e pardos (que juntos, constituem a categoria ‘’negros’’). Portanto, discutir as relações étnico-raciais dentro do nosso país, torna- se quase uma obrigação para os cidadãos, independente de sua origem ou etnia. Desde os primórdios do descobrimento do Brasil, a luta pela igualdade de direitos para a população afro-descendente vem acontecendo, e não foi com o fim do regime escravocrata que ela terminou, pelo contrário, a Lei Áurea deu fim a mão de obra escrava e a submissão dos afro-descendente pelos portugueses, mas infelizmente não deu conta de garantir direitos aos mesmos, pois ainda assim, eles sofreram e sofrem com o preconceito enraizado desde antigamente e que perdura até hoje.

A defasagem do ensino da história de cultura afro-brasileira e indígenas, foi o que motivou o presente estudo a ser realizado, pois nosso dever como cidadãos é de resgatar valores do nosso país e valorizar nossa cultura.

  1. OBJETIVO GERAL

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os motivos da importância de trabalhar questões étnico-racias na educação infantil, pois após uma breve análise das causas é indiscutível afirmar que as questões pertecentes a etnia e raças devem ser ensinadas desde a educação infantil, pois faz com que a criança tenha a percepção de respeito e igualdade e desenvolva o pensamento crítico e lúdico, a fim de erradicar o preconceito e discriminação contra qualquer grupo e minorias.

Como foi supracitado, a esfera que compõe o cenário tupiniquim é predominante no contingente demográfico. Em contrapartida, apesar de não pertencerem a minoria, ainda assim instaura-se um retrato retrógodo mediante aos acontecimentos antepassados da história nacional. Portanto, torna-se de suma importância que o aprendizado dessas questões raciais seja ministrada nas salas

de aulas, inclusive na educação infantil, pois é o momento em que as crianças começam a ter a percepção delas no mundo e do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com