Resenha Max Weber
Exames: Resenha Max Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manu_bem • 5/11/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 837 Visualizações
A História de Max Weber se passava na Alemanha e nesse período ocorria um acirrado debate entre a corrente até então dominante no pensamento filosófico e social, o positivismo e seus críticos. Em seus estudos Weber procurava verificar a capacidade que teria o materialismo histórico e principalmente, as relações de estrutura e superestrutura.
Marx e Nietzsche, foram reconhecidos por Weber, como os pensadores decisivos de seu tempo, aqueles que, segundo alguns biógrafos tiveram maior impacto sobre a obra do sociólogo alemão. A influência de Marx é evidenciada pelo fato de ambos terem compartilhado do mesmo tema “O capitalismo ocidental”, e dedicado seus estudos na perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica. Em Nietzsche traz que na luta entre valores antagônicos, a vontade de poder é que torna a realidade social, política e econômica compreensível.
A objetividade das ciências sociais para Weber devem ser incorporados à pesquisa e controlados através de procedimentos rigorosos de análise. Para se chegar ao conhecimento que pretende, o cientista social efetua quatro operações. Essa metodologia de estudo, e o método proposto por Weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.
Weber defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois para ele a tentativa de explicar tais fenômenos por meio de leis não passa de um trabalho preliminar, possivelmente útil. O cientista usa diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.
O sociólogo baseia seu trabalho com a realidade e busca características em comum na sociedade, portanto, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. Esse instrumento é chamado de tipo ideal e é definido como um modelo de interpretação-investigação, a partir dele o cientista social irá utilizá- lo para guiar-se na infinitude do real.
Segundo Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta a ação, já ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos puros ou ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade, que são: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva. Através dessa categoria o sociólogo procura compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado.
O conceito de sociologia para Weber é definido como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes ou situações de interesse. O que se coloca como um dos problemas da Sociologia é a questão das diferenças sociais
E das ações sociais que podemos compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam
...