Resenha Tempo e Espaço John Lewis Gaddis
Por: madumarreiro • 16/7/2023 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PROFa. DRa. TELMA CRISTINA DELGADO DIAS FERNANDES
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA HISTÓRIA
DISCENTE: MARIA EDUARDA DE LIMA VIANA MARREIRO
PRIMEIRA AVALIAÇÃO (RESENHA)
Referência bibliográfica: GADDIS, John Lewis. Tempo e Espaço. In: Paisagens da História: como os historiadores mapeiam o passado. Trad. Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 33-50.
O capítulo "Tempo e Espaço" do livro "Paisagens da História" de John Lewis Gaddis argumenta que o tempo e o espaço são elementos fundamentais para a compreensão da história e das sociedades humanas.
O autor discute como a percepção do tempo mudou ao longo da história, desde a ideia cíclica do tempo na antiguidade até a concepção linear do tempo na era moderna. Ele argumenta que essa mudança na percepção do tempo influenciou a maneira como as sociedades pensam sobre o passado, o presente e o futuro. É enfatizado que o papel do historiador e o uso do tempo como ferramenta é algo fundamental, e como é necessário perceber as diversas perspectivas existentes e constatar que todas devem ser analisadas para que se tenha uma pesquisa completa e bem feita com argumentos fundamentados.
Um dos grandes debates relatados no capítulo é como alguns fatores interligam a história e o tempo, como a seletividade, simultaneidade e a escala. O historiador deve buscar uma seletividade no que se conclui como mais significativo e interessante para a pesquisa, e com isso, vem a simultaneidade que se dedica a estar presente em diversos lugares e temporalidades a todo tempo, isso surge da decorrência de se apegar a vários recortes dentro de uma única pesquisa principal e do seu objetivo a ser debatido. E, o autor discorre como para ele a escala é trabalhada dentro da história com grande facilidade, sempre ‘saltando’ de uma escala para outra, saindo de um momento específico e ampliando seu campo de trabalho em instantes, referindo-se a micro e macro história.
Posteriormente, autor também discorre sobre sua preocupação com a escrita da história pelos novos historiadores que venham a se formar no ofício, por perceber que muitos se apegam e se limitam a espaços de tempo, sem se aprofundar e detalhar melhor seus trabalhos, fazendo com que sejam produzidos trabalhos rasos e sem inovações.
Após toda a discussão sobre tempo, entramos no quesito espaço, que o autor faz uma colocação de como definir o espaço, que se fôssemos simplesmente definir o que seria o espaço, seria o local onde os eventos ocorrem e que não existe uma percepção universal do que seria espaço como existe sobre o tempo. E sempre que falamos sobre espaço, voltamos mais ao conceito entre o real e o cartografado. Mas, Gaddis diz que o espaço é um elemento fundamental para entender a história e como as sociedades se desenvolveram ao longo do tempo, moldando e sendo moldado pelas interações humanas, além de ser crucial na formação de identidades culturais e nacionais. Ele também discute como a tecnologia mudou a maneira como as pessoas experimentam e percebem o espaço, desde a invenção do telégrafo até a era dos satélites.
...