Resenha do Capitulo II do Livro Apologia da História Marc Bloch
Por: Lucas Campos • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
DEPARMENTO DE HISTÓRIA
RELATÓRIO DE LEITURA
LUCAS CAMPOS DA SILVA
CUIABÁ-MT
2019
A observação da história, para Marc Bloch, é uma análise crítica dos vestígios deixados pelas sociedades. O autor se contrapõe a escola metódica ao afirmar que o objeto de estudo da história é o homem em seu aspecto plural, desse modo a observação histórica se dá de forma direta, pois os vestígios são produzidos diretamente pelas sociedades e diz algo sobre a mesma. Entretanto se levarmos em consideração que o objeto de estudo da história é o passado, afirmaremos então, que a observação se dá de forma indireta, já que o historiador não poderá voltar ao passado para presenciar os fenômenos históricos.
Bloch entende os vestígios como centro da história, é a forma pela qual o historiador terá contato com seu objeto que esta estudando, cabe ao historiador, então, saber questionar o seu documento, com o objetivo de retirar dele a melhor interpretação possível. No texto, o autor define duas formas de contato com os documentos, a primeira, o testemunho voluntário, escrito com o objetivo de guardar para posteridade o eventos históricos, já a segunda forma, o testemunho não voluntário, são os relatos que tem a finalidade de ser usado para regulamentar o cotidiano, não tendo o compromisso com a posterioridade.
Toda investigação histórica precisa de uma direção, o historiador deve fazer um recorte do que esta estudando, então fazer pergunta, para então usar os documentos para constatar a hipótese. Mesmo após recorrer a todas as fontes, e ainda assim não haja conhecimento suficiente, o historiador deve resignar-se a ignorância e confessar: “Não sei, e não posso saber”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BLOCH, Marc. Introdução à História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001. Cap 2 – A observação histórica. (p.69-87).
...