Resumo Historia da Arte e Moda
Por: Silvanamm09 • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
DDM1
Unidade curricular: História da Moda e Arte
EXERCICIOS
1). Defina o que é o sistema de moda e suas principais características (princípios da moda).
R- A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento. A palavra moda significa
costumes e provem do latim modus. O sistema de moda serviu para diferenciar as inúmeras classes sociais da antiguidade, deixando em evidência a qual cada uma pertencia. Os ornamentos e as cores eram as principais características para diferenciar os povos e seus status social. Hoje o sistema de moda é voltado a comercialização dos produtos, mais enfatiza as mesmas características, até hoje os produtos de moda são separados por classes sociais. As principais características ainda são atribuídas por tecidos de melhor ou pior qualidade e especialmente por preços no mercado.
2) Svendsen (2010) aponta no texto que inicialmente a lógica da moda era a busca pelo novo, e que na contemporaneidade o novo assume outras formas e a nova lógica da moda é a reciclagem. Explique como cada uma dessas lógicas se aplicam a moda, de acordo com o raciocínio apresentado pelo autor.
R- Os ciclos da moda estão cada vez mais curtos, passaram a durar apenas uma estação, coisa que antigamente duravam séculos. Hoje em dia as modas são criadas antes de tudo com base em outras anteriores, e não com o um "comentário sobre a sociedade" ou coisa semelhante. Desde o início dos anos 90 o processo de reciclagem tornou-se tão rápido que não tem tempo de ficar fora de moda, para voltarem a ser moda novamente, o que resultou em uma moda caracterizada por uma contemporaneidade geral de todos os estilos. A reciclagem se acelerou, e hoje estamos em uma situação em que todos os estilos se sobrepõem em relação ao tempo. A moda não nos surpreende mais, novas coleções são criadas com base no que já existe, nada mais é excepcionalmente novo. Durante os últimos dez anos, a moda passou a ser definida por uma lógica de suplementação, em que todas as tendências são recicláveis e uma Nova moda dificilmente pretende substituir todas aquelas precedentes, contentando apenas em suplementa-las. O mecanismo que promete que o novo substituirá o velho não opera mais, em vez disso, o velho e o velho existem lado a lado. A moda conquistou a maior parte das áreas, mais perdeu nesse processo. Ela está em toda parte, mais isso significa também que não está em parte alguma. Nenhum estilo dominou completamente o campo da moda desde os anos 60. Hoje os Costureiros reciclam velhas modas em novas coleções e alguns deram um passo adiante reciclando suas próprias criações anteriores em novas coleções. O que temos hoje não é esse estado de vir a ser, talvez seja até uma reserva constante de estilos recicláveis, nenhum deles estando mais "na moda" que os outros. E se a moda se tornou basicamente reciclagem, poderíamos igualmente fazer nos mesmo a reciclagem? Difícil responder, mas o que mais vemos nos dias atuais são velhas modas invadindo nossa concepção de "tendência
atual".
...