Resumo História Bauhaus
Por: nvmoterle • 14/11/2015 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 2.524 Visualizações
Bauhaus – a face do século XX
A Bauhaus foi fundada por Walter Gropius em uma pequena província na Alemanha, e foi a principal escola de artes do século XX. Gropius introduziu um novo pensamento construtivo que unificou a pintura, a escultura, a arquitetura, o desenho, etc, e tinha como ideal estreitar os laços entre máquina e o artista individual.
A escola inventou o estudante de artes moderno, pois tinha métodos totalmente diferentes aos da época. As aulas focavam na construção de objetos que eram supervisionados por artesões, porém a inspiração artística vinha dos alunos. Com a Bauhaus, pela primeira vez no ensino da arte, foi dado ênfase no ensino do aluno como indivíduo, nas emoções e intelecto do aluno. No início do curso os alunos não estudavam a história da arte, pois tudo devia ser criado ao invés de seguir os padrões do passado. Isso era feito para que o aluno encontrasse sua individualidade. Em 1923 Moholy-Nagy foi encarregado do curso básico. Ele era um construtivista e tentou adaptar suas ideias a economia e indústria moderna. O novo modelo de ensino de Moholy-Nagy e Albers preparam os alunos a pensar não como artistas, mas como engenheiros. Com isso a Bauhaus inicial, bastante expressionista, sofreu uma transição para a Bauhaus construtivista.
Em 1923 a Bauhaus foi fechada, pois era considera comunista e inimigo do estado. A escola reabriu em 1925 na cidade de Dessau. Uma vez que a Bauhaus estava projetando para a indústria e para a produção em massa, Dessau parecia seu lar natural, pois era uma cidade industrial e muito rica. Havia dinheiro para a construção de um enorme edifício desenhado por Gropius, e foi construído rapidamente graças às técnicas mais avançadas de construção. Nas oficinas, o artesanal foi totalmente substituído pelo projeto pela produção industrial. Em 1930 a Bauhaus foi novamente fechada em Dessau quando os nazistas tomaram controle do município. A última localização da Bauhaus foi Berlim, lá se mudaram para uma fábrica, um lugar muito deprimente para trabalhar. Com isso o idealismo desapareceu e a direção da Bauhaus decidiu, finalmente, que fecharia. A Bauhaus morria na Alemanha, mas seus alunos e professores se espalharam pelo mundo levando suas ideias e convicções com eles.
...