Resumo Sobre As Consequências Da Revolução Industrial
Trabalho Universitário: Resumo Sobre As Consequências Da Revolução Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycamps • 9/9/2014 • 784 Palavras (4 Páginas) • 2.559 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
Graduação em Engenharia Mecânica
Joyce Salgado Campos
CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: CRIANDO MARAVILHAS
São Luís
2014
Joyce Salgado Campos
CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: CRIANDO MARAVILHAS
Resumo apresentado ao curso de graduação em
Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras.
Orientador: Mendes Almeida
São Luís
2014
CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: CRIANDO MARAVILHAS
A Revolução Industrial ocorreu no século XIX. Com origem na Inglaterra, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas a vapor e transformou o sistema de trabalho. Provocou mudanças profundas nos meios de produção humanos, afetando diretamente nos sistemas econômicos e sociais. E o modelo feudal, onde o trabalho era todo manual foi substituído pelo modelo industrial.
É importante perceber que a Revolução Industrial consistiu em uma mudança que ampliou as esferas comerciais e também os domínios da produção. Podendo-se dizer que a revolução compreendeu as seguintes características::
Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas. Antigamente o trabalho era artesanal e manual e só tinha algumas máquinas simples para trabalhar. Dependendo do trabalho, às vezes era mais de duas pessoas, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados nas próprias casas dos artesãos.
Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados, pois a partir da revolução industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão, perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro.
- Aumento da produção de mercadorias em menos tempo, decorrente ao uso das máquinas que eram utilizadas para efetuar o trabalho, que antes era manual.
Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias. A política de cercamento dos campos consistia no arrendamento de pequenas propriedades e transformação em área de cultivo de algodão para a indústria têxtil crescente na Inglaterra naquele período. Tal política contribuiu para a expulsão dos camponeses de suas antigas propriedades e também da emigração de uma massa de agricultores para as cidades, gerando o desemprego, o aumento da violência e a pobreza. Por outro lado, os cercamentos dos campos proporcionaram o aumento da matéria prima e da produção de tecidos, gerando o crescimento econômico para Inglaterra e a sua consagração como potência hegemônica.
Surgimento da classe operária (proletários), pois com o surgimento da produção de mercadorias através das máquinas, os artesãos que antes trabalhavam por conta
...