Resumo da Aula de História- Lições 57 e 58 (25/11/2021)
Por: Ricardo Santos • 4/12/2021 • Abstract • 430 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
Resumo da Aula de História- Lições 57 e 58 (25/11/2021)
Começámos as lições passadas por observar os contributos de alguns homens da ciência para o alargamento do conhecimento científico e para a “revolução científica” do séc. XVI. Destacaram-se figuras como Edmond Halley, astrónomo e o primeiro a descrever a órbita de um cometa, que ficaria conhecido por Cometa Halley. Também na astronomia, Johannes Kepler contribuiu com a descoberta das três leis do movimento dos planetas, segundo as quais estes se deslocam numa órbita elíptica ao torno do Sol. Na área da matemática, Blaise Pascal destacou-se pela criação da teoria do cálculo das probabilidades e pela invenção da primeira máquina de calcular- a pascaline. No campo da anatomia, William Harvey foi o primeiro a descrever o circuito contínuo da circulação sanguínea, determinante para o avanço da medicina.
Este novo espírito científico afirmou-se com a renúncia dos preconceitos e a valorização da observação e da experiência e também com a rejeição das doutrinas antigas que iam agora ser substituídas por novas teorias. Todos estes fatores levariam à criação do método científico, o segundo assunto estudado na aula. De acordo com este método, era necessário repetir, várias vezes, as experiências de modo a comprovar uma hipótese e torná-la lei. Este conjunto de experiências e inovações foi de suma importância para o alargamento do conhecimento do Homem e do Universo sendo por isso apelidada de “revolução científica”, o que resultou na entrada das ciências na Época Moderna. No seguimento do estudo deste assunto, analisámos o Doc. 3 da página 164, que nos apresentou as etapas do método científico e o Doc. 4 da mesma página, que nos apresenta uma pintura de uma aula de dissecação.
Na sequência, explorámos alguns instrumentos que a ciência viu nascer e que muito ajudaram para o seu desenvolvimento, como o microscópio, a luneta astronómica, o termómetro, o barómetro de Torricelli e o telescópio.
Este novo espírito científico apaixonou elites e soberanos que demonstraram um interesse cada vez maior pelas ciências e pelos homens da ciência e apoiaram as academias, que promoveram a ciência e difundiram os conhecimentos e as descobertas, os observatórios, onde se realizavam várias experiências e observações, e os gabinetes de curiosidades, espécie de laboratórios, pequenos e improvisados, mas em muito em voga, onde as pessoas comuns podiam observar os avanços científicos que decorriam. A imprensa teve também importância na divulgação da ciência.
Na segunda parte da aula respondemos a algumas questões de escolha múltipla, analisámos um documento e ainda respondemos e corrigimos uma questão de análise de um documento.
...