Revolução_Americana
Por: Anna Julia Battistella Cardoso • 11/4/2015 • Artigo • 359 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Incidentes que precipitaram o deflagrar da guerra.
Os incidentes que precipitaram o deflagrar da Revolução Americana ocorreram em Março de 1770 onde uma companhia de soldados ingleses, estacionada em Boston para proteger os funcionários britânicos, foi tomada de pânico e fez fogo sobre uma multidão amotinada. Ao disparse a fumaça dos tiros verificou-se que quatro americanos jaziam mortos sobre a neve, sendo considerado o celebre Massacre de Boston.
Em dezembro de 1773 ocorreu o Boston Tea Party, que um grupo disfarçado de cidadões de índios lançaram ao mar uma partida de chá, como ato de represália contra o monopólio desse artigo, que o governo britânico havia concedido à poderosa Companhia de Indias Orientais. A Inglaterra revidou fechando o porto de Boston até que o chá fosse pago, aumentando o poder dos subordinados do rei em Massachusetts, e ordenando a deportação dos delinquentes políticos para a Inglaterra.
As batalhas de Lexington e Concord assinalaram o começo da revolução.
A Revolução política/social
A Revolução Americana revestiu-se de múltiplos aspectos, a princípio foi um protesto violento contra os alegados atos de tirania do governo britânico. Quase ninguém pensava em independência.
Em menos de um ano tornou-se dominante o clamor pela independência, e em 4 de julho de 1776 foi assinada uma declaração proclamando que “estas Colônias Unidas são, e devem ser de direito, estados livres e independentes.
Constituições adotadas em 76 não se limitavam a substituir o governo britânico pelo governo colonial, mas também privavam os governadores do direto de veto, reduzindo-lhes o mandato para um ano e subtiam-nos à supremacia de legislatura.
Alguns estados atacaram os fundamentos da aristocracia; outros procederam à separação entre a igreja e o estado e também foram postas em vigor certas leis econômicas radicais.
Em 1786 uma rebelião armada em defesa dos devedores alastrou-se pela parte central de Massachusetts.
O movimento em prol de uma nova constituição/ A constituição é adotada
Em 1786 uma nova convenção para maio do ano seguinte foi convocada para tratar de um problema mais vasto: a revisão dos Artigos de Confederação a fim de torna-los “mais adequados as exigências da União”.
A convocação de 1787 conferia-se ao novo gênero uma esfera de autoridade soberana que os estados não tinham o poder de invadir.
...