Sambaquis, Antecessores Do índios Brasileiros
Exames: Sambaquis, Antecessores Do índios Brasileiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Heredoto • 23/2/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Há 6000 anos, pequenos grupos que viviam principalmente da coleta de frutos e da pesca marinha ocupavam o litoral brasileiro. São conhecidos como “sambaquieiros” devido ao principal indício que nos deixaram para relatar o seu modo de vida: os sambaquis.
A palavra sambaqui tem origem tupi, na qual tambá significa “concha”, e ki, “monte” ou “amontoado”, ou seja, “amontoado de conchas”. Os sambaquis têm forma de colinas arredondadas, formadas a partir do tipo de alimentação das populações que as construíram. Assim, conchas, carapaças de moluscos e ossos de animais foram aos poucos sendo acumuladas em um mesmo local, formando essas construções pré-históricas, sendo que alguns alcançaram até 30 metros de altura. A forma e tamanho variaram de acordo com o tempo e com o número de habitantes relacionados à organização de um sambaqui. Este trabalho teria sido repetido por muitas gerações, e há registros arqueológicos de que alguns demoraram centenas de anos para serem construídos.
Pouco se sabe do modo de vida das populações que organizaram os sambaquis, e até mesmo qual a função que essas construções tinham para os homens que habitaram o litoral brasileiro. Atualmente, arqueólogos que estudam estes sítios arqueológicos defendem que os sambaquis eram, possivelmente, marcos para homenagear os mortos. Foram encontrados diversos enterramentos, nos quais, geralmente, o morto é apresentado na posição fetal e com adornos (como colares de conchas e machados) ao redor do corpo.
A população que os construiu possivelmente não conheceu técnicas de cultivo, porém tinha grande destreza para a pesca. Acredita-se que eram sedentários e que, além da pesca, complementavam a alimentação com coleta de frutos e caça de animais.
Os sambaquieiros produziram diversos artefatos em pedra ou ossos. A pedra era geralmente lascada ou toscamente polida, e dela confeccionaram adornos, pequenas “esculturas” como os zoólitos (forma de animais), lâminas de machado, quebra-coquinhos, entre outros. Todos esses materiais foram revelados ao longo das escavações realizadas em sambaquis, nos litorais do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
As pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas nos sambaquis têm revelado dados importantes sobre a vida dos homens pré-históricos brasileiros. Por isso, é importante pensarmos na preservação desses sítios arqueológicos, que são um importante patrimônio cultural do Brasil.
...