Serviço Social
Artigo: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanadappa • 25/9/2013 • 4.204 Palavras (17 Páginas) • 414 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional - Uniderp
Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodologia do Serviço Social I
Claudileia da Silva Santos Borges – RA 446561
Fernanda Alves Batista – RA 438712
Rosangela Gonçalves Caixeta - RA 428646
Sirlene Vaz Pires Scafon - RA 7983662425
Goiânia
2013
Claudileia da Silva Santos Borges
Fernanda Alves Batista
Rosangela Gonçalves Caixeta
Sirlene Vaz Pires Scafon
Fundamentos Histórico e Teórico – Metodologia do Serviço Social I
Artigo Cientifico á Faculdade Anhanguera Educacional - Uniderp do Estado de Goiás como Trabalho proposto no semestre atual do curso de Serviço Social
Orientador(a): Maria Clotilde Bastos
Goiânia
2013
Fundamentos Histórico e Teórico – Metodologia do Serviço Social I
Claudileia da Silva Santos Borges
Fernanda Alves Batista
Rosangela Gonçalves Caixeta
Sirlene Vaz Pires Scafon
Estudantes do Curso de Serviços Sociais da Faculdade Anhanguera Educacional – Uniderp.
Resumo: Com a desigualdade social entre povos, foi criado o curso de Serviços Sociais que entre outras definições tem como objetivo maior promover a igualdade entre e a sociedade em diversos setores ( econômicos, cultural, social e entre outros), para isso é necessário conhecer a criação desse serviço que a cada dia vem sendo usado em paises desenvolvidos como o Brasil, ressaltamos que essa profissão se choca com a “realidade” Brasileiras.
Palavras-Chave: Serviço Social. Classe Social. Questões Sociais, Informação. Filme. Revolução Industrial.
Súmario: Introdução. 1. Mudanças na Sociedade, a partir da Revolução Industrial. 2. Movimento Serviço Social Frente aos Fortalecimentos do Capitalismo. 3. Levantamento de Informações e questionamentos problematizados 3.1 Reconceituação do Serviço Social e quais foram às mudanças geradas na sociedade. 4. Finalidade do Serviço Social 4.1 Saúde de Goiânia. 4.2 Saneamentos Básicos em Goiânia. Conclusão. Referências.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade analisar/entender as necessidades sociais da população, visto que esse problema é fato bastante comum e antigo na sociedade em que vivemos.
È através dos direitos constitucional democrático,igual para todos, que resgatamos vidas ( crianças,a adultos e idosos), nesse item também mostramos que a Profissão de um assistente é ajudar, compreender através de meios eficazes tais como: visita social, dinâmica, atendimentos em Locais públicos.
Portanto introduzimos que o Serviço Social é o processo de construção de uma forma continua e linear, analisando a sua trajetória sócio-historica, com idéias e solicitação complexas.
1. MUDANÇAS NA SOCIEDADE, A APARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
O filme passa nos anos 30, nessa época ocorria à crise de 1929 (Revolução Industrial) que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O mesmo retrata a desigualdade entre as classes sociais ( pobres e camadas abastadas) procurando mostrar a perspectiva de vida de cada um fazendo assim criticas ao capitalismo que era explorada pela industrialização, o filme busca também mostrar como era difícil a sobreviver no meio da desigualdade social onde a burguesia tinha o conforto em meio á crise e enquanto os menos desfavorecidos tinham que lutar a meio a pobreza, fome e miséria.
É baseado nesse cenário que Chaplin nos mostra a historia de Carlitos um trabalhador de uma grande Indústria que de acordo com as situações que o momento proporcionou se transforma em um grevista e faz com que conheça uma jovem a quem se apaixona, a partir dali os dois passam por diversas vezes situações de forma repetitiva.
No filme, faz com que possamos perceber que desde aquela época, a sociedade vem sofrendo com os problemas ocasionados pela má distribuição de renda, visto que atualmente no nosso País a Questão Social é debatida como um Problema ou de total responsabilidade do governo, ou seja, a grande parte da sociedade sofre com a desigualdade social (má distribuição de rendas e poder) e a forma que nossas autoridades vêem o tema, nos levando a crer que não há uma compatibilidade positiva para resolução do “problema”, sendo assim encadeando na população protestos contra a forma de comando do Governo. Assunto muito comentado nos últimos tempos com a ação direta da população lutando pelos seus interesses, levando assim a crer que para melhorias o governo deverá disponibilizar a DEMOCRACIA acima de tudo no direito do Cidadão (econômico social e humano). Segundo Profº Osvaldo Morais:
“Os problemas sociais foram uma constante no Brasil desde tempos imemoriais, encaradas como coisa da filantropia alheia, mesmo no decorrer do tempo, com o surgimento das grandes cidades, quando tais problemas se tornaram mais agravantes. Com as mudanças verificadas na sociedade, na questão trabalhista,
...