Spartacus
Resenha: Spartacus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zehjose • 29/10/2013 • Resenha • 237 Palavras (1 Páginas) • 325 Visualizações
Espártaco (em latim: Spartacus; em grego: Σπάρτακος; ca. 120 a.C. – ca. 70 a.C.) foi um gladiador de origem trácia, líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga, conhecida como "Terceira Guerra Servil", "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores". Espártaco liderou, durante a revolta, um exército rebelde que contou com quase 100 mil ex-escravos1 .
De acordo com vagas referências de autores romanos (Apiano, Floro e Plutarco), Espártaco era de origem trácia2 3 e, por ter desertado de uma tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e reduzido à escravidão. Devido à sua força física, foi comprado por um mercador a serviço do lanista 4 , Lêntulo Batiato, e levado para a escola de gladiadores de Cápua, na Campânia (Itália).
Sobre ele, dizem os autores antigos:
Plutarco: "Era um homem inteligente e culto, mais helênico do que bárbaro" 5
Floro: "... mercenário da Trácia, admitido em nosso exército, soldado desertor, bandido promovido a gladiador por sua força" 6
Em 73 a.C., cerca de duzentos escravos da escola de Batiato revoltaram-se, devido (segundo Plutarco) aos maus-tratos que recebiam do lanista, e armados apenas com facas de cozinha, atacaram os guardas da escola. Ainda segundo Plutarco, setenta e oito deles (ou apenas trinta, segundo Floro) conseguiram fugir. No caminho, depararam-se com umas carretas carregadas de armas usadas pelos gladiadores, apoderando-se delas. Com esse armamento, repeliram a guarnição de Cápua, enviada para capturá-los.
...