Trabalho Historiografia da Escravatura
Por: Edson280890 • 11/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
Indíce
1.Introdução. 3
1.1. Objectivo geral. 3
1.2. Objectivos específicos: 3
2.Metodologia 3
3. Historiografia da Escravatura 4
3.1-Um individou pode se tornar escravo de diversas maneiras. 4
4. Comércio de escravos em África. 4
5. A postura Eurocentrista e Africanista face a Escravatura. 5
6. Conclusão. 7
7. Bibliografia. 8
1.Introdução.
O presente trabalho de pesquisa cientifica é da cadeira de história de África, que tem com tema a historiografia da escravatura, na postura eurocentrista e aficanista face a escravatura. Onde iremos falar comcretatemente do surgimento da escravatura em africa ,e algumas correntes que surgiram durante este processo de escravo em africa ,e também como reagiram estas correntes na face da escravatura que surgem no Sec.XI- XVII.Irems tembém como eram feito o comercio desse escravo. No qual faremos abordagem da historia da escravatura em África, obedensendo a seguinte orde: historiografia da escravatura, o coméricio de escravos, as posturaras eurocentristas e africanistas face a escravatura em África.
1.1. Objectivo geral.
Analisar o inicio da escravatura em África.
1.2. Objectivos específicos:
Explicar o processo de comércio de escravos,
Descrever cada uma das posturas Eucentrista e Africanista
2.Metodologia
Para a realização do trabalho e o cumprimento dos objectivos foi privilegiado o seguinte método de abordagem : a consulta Bibliográfica.
3. Historiografia da Escravatura
De acordo com CAPELA ( 2010,p.127) afirma que historiografia da escravatura é a história da história da escravatura, a maneira como a escravatura inicia e é interpertada ao longo dos tempos.
A escravatura também chamada de escravidaõ, escravasimo, ou escravagismo é a pratica social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre o outro, denominado por escravo, ao qual é imposta por meio de força. A palavra escravo provem do eslavos.
Segundo Dicionario universal (2003, p.312), Afirma que: Escravo é quem ou aquele que é privado da liberdade, está submetido a vontade absoluta de um senhor, a quem pertence como propriedade.
3.1-Um individou pode se tornar escravo de diversas maneiras.
• Por ser prisioneiro de guerra,
• Por contrair uma divida que podia ser paga com seu trabalho, por um tempo deterninado ou pela vida toda,
• Por ter cometido um crime e sendo punido como um escravo,
• Por ser considerado inferior ou ate mesmo por pertencer aos povos inimigos.
4. Comércio de escravos em África.
De acordo com OGOT(2010, p.115) diz que antes da chegada dos europeus, ja em existia escravatura em África desde na antiguidade , porem o número de escravos acentou-se na idade media com o trafico negreiro europeu.
Em África existia dois tipos de escravos que são: Escravos domésticos e escravos de guerra.
Escravos domésticos
eram a queles que prestavam serviços ao suberno, cem oboter nenhum subsidio. Em no caso de artezões, cozinheiros, pedreiros, escultores, e entre outros.
Escravos prisioneiros de guerra.
eram a queles que perteciam aos povos inimigos e eram obrigados a trabalhar nas minas e nas grandes plantações.
A pesar que antes da chegada dos europeus a escravatura era a ceita em África, mas ainda assim,existiam algumas sociedades africanas que a escravatura era desconhecida.
De acordo com OGOT(2010, p.116) afirma que: entre os secúlo XVI a XVIII, milhões de africanos foram retirados violentamente das suas terras e familias para as Americas e para as Iihas do Oceano indico, onde eram obrigados a trabalhar nas grandes plantações de cana-de-açucar, tabaco, algodão,cacau, e café e nas minas de ouro e prata.
Estes produtos eram levados como materia-prima para as industrias em surgimento na Europa, na quela altura. Com isso, muitos africanos morreram só para enriquecer alguns comerciantes europeus.
Ainda sitado por OGOT ( 2010,p.117): as culturas de cana-de-açucar, tabaco, algodão, café, exigiam muita mão-de-obra, os europeus, não conseguido utilizar os indios como força de trabalho, substituiram-nos por africanos. Por este motivo dos indios não conseguirem trabalhar nessas grandes plantaçoes , fez com que os europeus recorrem-seum aos escravos importados da África, isso, no secúlo XVI é dai que começa o trafico de escravos na África.
5.
...