Trabalho Sobre Tempos Modernos , Para A Discplinaa De Teorias Da Administração Cotendo Todos Os Aspectos E Analisee A Respeito Do Filmme E Tals
Exames: Trabalho Sobre Tempos Modernos , Para A Discplinaa De Teorias Da Administração Cotendo Todos Os Aspectos E Analisee A Respeito Do Filmme E Tals. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubensgrulha • 29/9/2014 • 271 Palavras (2 Páginas) • 689 Visualizações
ameaça, é o gesto reiterado do supervisor.
3 – Comente criticamente, por meio do contexto do filme, a influência sobre a Administracãao, dos seuintes fatos:
Revolução Industrial:
A antológica imagem do homem pequenino engolido pelas gigantes engrenagens de uma máquina não pode, no entanto, nos levar a pensar no filme estritamente como uma recusa à era industrial.
Ora, o progresso tecnológico foi o responsável pelo surgimento do cinematógrafo, máquina que, pelas imagens que escolheu oferecer ao espectador desde os primórdios, cooperou para que ele enxergasse o mundo moderno como um espaço veloz, dinâmico e, por que não dizer, assustador. O endosso do cinematógrafo à tecnologia fica patente na vista mais célebre de Lumière, do trem chegando à Estação: em que a câmera estática recupera o ponto de vista do passageiro que espera para embarcar, o qual parece prestes a ser colhido pela locomotiva que se aproxima veloz.
Contudo, a sátira dos artefatos modernos não deixa de ser o cerne do filme. Nele, Chaplin dá vida a um operário insignificante, sem nome - e, portanto, metonímia dos milhões de trabalhadores anônimos que operavam as linhas de produção das grandes indústrias da América e da Europa.
Apenas um indivíduo entre tantos que precisava enfrentar a selva de pedras da cidade moderna para tirar dela seu sustento. O aspecto animalesco da cidade é patente não apenas na linha de montagem, que massacra a personagem, reprimindo seus anseios de indivíduo, reduzindo-o à peça de uma bem engrenada maquinaria e literalmente engolindo-o. Também notamo-lo no turbilhão das ruas, repleto de pessoas que, no seu ir e vir, parecem à deriva; e na violência com que as autoridades tratam o homem comum.
...