Trabalho final introdução a historia
Por: Debora Farias • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Seminário - fotografia
Para a compreensão das fotografias enquanto fontes históricas é preciso levar em conta os usos sociais em torno do invento fotográfico e que consolidaram os acervos mais importantes para pesquisa. A fotografia democratiza a informação, mudando a percepção de mundo e ampliando as referencias de populações propiciando a “cultura popular da imagem”.
Fonte de memórias, os retratos construíam narrativas familiares e pessoais que atravessaram gerações e fora do circuito de ateliês fotográficos que atendiam famílias os retratos assumiram o papel de instrumento de documentação visual em diversas áreas de pesquisas científicas e instituições do Estado aprimorando o controle da população.
Útil nas atividades que envolvem observação visual serve de instrumento para a prática preservacionista, pois é um meio eficaz reconhecido de preservar o passado. Grandes acervos foram criados anteriores à reformas de urbanização como a de Pereira Passos a medida de que alguns locais fotografados não encontra-se documentação de outra natureza além da visual.
A fotografia difundiu-se na sociedade contemporânea e marcando presença constante nas mais diversas esferas públicas e privadas. Ao utilizar as fontes fotográficas para a pesquisa histórica entendemos a tamanha diversidade de usos gerou arquivos e coleções.
No campo da historiográfico é sabido que os documentos textuais eram as fontes privilegiadas e exclusivas da disciplina e as fotografias eram mantidas em segundo plano como documento complementar para a construção de narrativas positivistas factuais e biográficas.
Afonso de Escragnolle Taunay foi o primeiro profissional do ramo da historia a utilizar de modo intenso as fontes visuais como recurso didático na construção de narrativas visuais para o publico popular que visitava as galerias do edifício Ipiranga.
...