VER-O-PESO
Por: JOAO VITOR OLIVEIRA DIAS • 7/4/2019 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
O ver-o-peso que nós vemos hoje é fruto do entreposto comercial conhecido como posto fiscal. O local carregado este home por conta que neste posto era obrigatório"há ver o peso".
Em nossa sociedade contemporânea, por mais que existe em outras locais, o ver-o-peso ainda é principal área de abastecimento da cidade, se mostra como uma fonte resistência de memória nacional.
O ver-o-peso carrega uma simbologia muito grande relacionada a identidade do povo Belenense, esse fato é tão forte que neste espaço, pessoas de diferentes classes sociais, culturas e etc, se reunem nesse ambiente.
O espaço em questão é tão diversa que nos permite horas de observação, pois mesmo é um mercado que vende de tudo um pouco, e este mercado representa também a circulação de pessoas, de ideias de valores e de bens.
A diversidade do mercado não se dá somente na circulação de pessoas, mas também do comércio, como mostrado nos dados da SECOM que dividiu a feira em oito setores, com 873 feirantes, trabalhando na comercialização de produtos diversos.
A subdivisão também se reflete nitidamente pelas regras de divisão do trabalho. Há setores onde apenas os homens trabalham(trabalhos mais pesados) e outros onde as mulheres comercializam evas medianais, lanches e refeiçoes.
Este espaço cultural paraense faz tanto diferença no nosso amapio regional que a própria prefeitura municipal pretende transformar o mesmo de “patrimônio paraense” em “patrimônio de humanidade”.
Em 1998 a prefeitura realizou um concurso nacional para escolher o projeto de reforma, porém, nossa município não agraciado. Assim também como não foi posteriormente com a tentativa a credenciar o ver-o-peso junto a UNESCO como patrimônio cultural ao humanidade.
...