VIDAS PARALELAS
Por: avataylor • 6/5/2018 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I
PROF: DEIVID VALERIO GAIA
ALUNO: IGOR ALONSO MENDES E KAYNAN DA SILVA CAMARGO
DRE: 177227322 E 117223571
AVALIAÇÃO PARTE 1
TEXTO ESCOLHIDO: VIDAS PARALELAS, JÚLIO CÉSAR - PLUTARCO
RJ-RIO DE JANEIRO
2018
VIDAS PARALELAS
O documento aqui analisado faz parte de um conjunto de biografias de homens ilustres da Roma Antiga e da Grécia Antiga, na qual tem um viés mais filosófico do que histórico, escritas por Plutarco um historiador, biógrafo e filósofo. Não sendo clara a data em que foi escrita e publicada, assume-se que Vidas Paralelas foi escrita entre 127 a.C e 45 a.C que é o período de vida do autor e em Queronéia, onde passou boa parte de sua vida e onde nasceu. A crítica política da obra pode ser o real motivo pela qual foi escrita, tendo em vista o engajamento de Plutarco nas questões de ética e moral públicas de sua época. Falaremos sobre a biografia de Caio Júlio César, comumente conhecido como César.
Nesta obra Plutarco começa com as hostilidades entre Silas e César e a contar a ascensão de César nos cargos públicos, como orador, grão pontífice e cônsul, até sua ascensão no senado Romano e suas conquistas militares, como fato da extrema dedicação que inspira ao seus soldados e o afeto entre eles. Sua primeira guerra na Gálias, derrota dos Belgas, dízimo do povo nérvio, ganho do governo da região das Gálias e entre outros tantos feitos militares.
Contudo, observa-se durante o processo de ascensão de César que o senado representante da época não lhe era totalmente simpático, principalmente por suas medidas, até certo ponto, populistas. Apresentando um personagem extremamente ambicioso, Plutarco aborda a questão da corrupção no senado, contando como o suborno foi intrínseco a ascensão da figura de César no governo, e ainda, como usava de suas relações amorosas e das uniões matrimoniais de suas filhas para agregar poder e influência ao seu nome. Além disso fala da busca de César por alianças principalmente com Pompeu e Crasso que na época eram figuras social e politicamente influentes, e o desentendimento entre os mesmos com o decorrer dos fatos.
...