TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Texto

Por:   •  23/1/2023  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:

24-11-2022

 

AVALIAÇÃO PARCIAL - 1º BIMESTRE/2022

 

Com base nas considerações teóricas e nos exemplos de análises que Costa Val apresenta no seu livro “Redação e Textualidade” (2006), analisa o texto exposto abaixo, a partir dos seguintes critérios de textualidade:

 

►Continuidade;

►Progressão;

►Não contradição;

 ► Articulação.

Análise da Musica “Armas a nosso favor”

Texto Base:  

Armas a nosso favor - Vitor Kley2

        No nosso ponto de vista, a música trata sobre os problemas sociais no Brasil, sobre a corrupção, as mentiras, as guerras e etc. Percebemos que na música o cantor cita o fato de sermos todos iguais, mas, mesmo assim, continuamos lutando uns com os outros. O que é uma verdade bem visível na sociedade, pois cada vez mais as pessoas brigam entre si, pelo dinheiro, pelo poder, pelo reconhecimento, mas nunca pensam como o outro está se sentindo. O capitalismo está cada vez mais pior, as pessoas estão cada vez mais egoístas, mais antipáticas, sabemos que o dinheiro faz falta, mas 10. não é o mais importante. Devemos sempre agir com respeito para não ferimos outras pessoas.

Análise do texto:

O texto que foi coletado de uma turma do oitavo ano do fundamental, tem como base uma música, para que possam realizar uma análise. No início, os autores acrescentam uma informação nova para o texto, falando dos problemas sociais, que já é de conhecimento geral, mas que situa o texto. A canção analisada apresenta, no ponto de vista dos autores, um pedido de ajuda às problemáticas sociais no Brasil. Mas, em momento nenhum o Brasil foi mencionado na melodia, porém, de fato, a corrupção e a violência é, deveras, presente no país, fazendo com que, a afirmação ganhe sentido. Logo, a progressão e a continuidade são bem colocadas, de certo modo.

        Portanto, no desenvolvimento da articulação e na não contradição, os autores relacionam a situação do país com o capitalismo, e a sede por poder, que, é acarretada pela falta de empatia das pessoas. Ocorrendo uma desinteligência com a composição, que cita uma equivalência social, na sua décima estrofe, quando cita “Nós somos todos iguais”.

        Ainda que, algumas ideias dos autores antagonizem-se com a música, as afirmativas, efetivamente, são de fácil entendimento, passando suas ideias de forma clara e objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com