A Atividade de PCC da disciplina Didática
Por: Daniella Rodrigues Caetano da Silva • 25/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO
LETRAS – INGLÊS
DANIELLA RODRIGUES CAETANO DA SILVA
MATRICULA: 202105108684
METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS SENTIDOS
Goiânia
2021
DANIELLA RODRIGUES CAETANO DA SILVA
MATRICULA: 202105108684
METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS SENTIDOS
Trabalho Observa, pesquisar e Construir o Conhecimento apresentado como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina PCC – Prática como Componente Curricular Didática, pelo Curso de Letras – Inglês da Universidade de Sá.
Goiânia
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 O APRENDIZADO DA LINGUA INGLESA ATRÁVES DOS SENTIDOS 05
3 CONCLUSÃO 09
4 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a aplicação de metodologia ativa no ensino da língua inglesa de forma a estimular os alunos a participarem do processo de aprendizado da língua estrangeira utilizando a percepção dos cincos sentidos humano, tendo como foco o ensino diversificado e inclusivo do conteúdo programado dentro do ambiente escolar.
Buscando desta feita incluir o aluno como protagonista do aprendizado da disciplina, cabendo tão somente a professora orientar e direcionar através da apresentação e contextualização da língua na realidade acadêmica de cada aluno e assim encontrar as dificuldades de aprendizado de cada um a fim de solucionar as dificuldades de aprendizado e interação.
De tal sorte, neste trabalho, iremos abordar a metodologia dos sentidos, usando a visão por meio da leitura, da imagem, do encenar, da língua de sinais, audição através da música, tato na confecção de texto e palavras, olfato e paladar utilizando sabores e cheiros na fixação da memória e aprendizado.
METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRÁVEIS DOS SENTIDOS
Segundo Aristóteles nossos pensamentos não surgem de nossa alma com o mundo das ideias, mas da experiência sensível -“Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”-, assim divergindo de seu mestre Platão, o filosofo acreditava que os 5 sentidos humanos eram responsáveis pelo aprendizado e a fixação deste.
Partindo deste conceito, é certo que na educação infantil, em especial as primeiras series, todas as modalidades sensoriais podem ser utilizadas com mais frequência e aplicada para que o aluno possa atingir um nível de autoconhecimento necessário para sua autonomia e um melhor aprendizado.
É comum em sala de aula, em especial nos primeiros anos o educador usar com maior frequência, a visão e a audição, pois lhe foi ensinado que estas contribuem em medida maior no aprendizado do que as demais modalidades sensoriais.
O que se torna difícil vislumbrar um transmissor do conhecimento utilizando o olfato ou o paladar para estimular o aluno a reter na sua memória olfativa, gustativa e no tato a reter a informação, sentidos esses, diga-se de passagem, mais duradouros e intenso que a audição e a visão, visto que desencadeiam lembranças e emoções, por vezes intensas.
Desta feita, ao ministrar aulas de Inglês em turmas do 1ª ao 5º ano do ensino fundamental, após identificar as diferentes preferências sensoriais dos alunos e seu comportamento durante o aprendizado, será inserido na vida acadêmica e aprendizado da matéria aulas interativas.
Inicialmente, o ensinamento sensorial será por meio da visão, quando será feita uma leitura dinâmica silenciosa do alfabeto inglês, apenas passando os olhos no texto sem compromisso de reter o conhecimento no primeiro contato com a matéria, logo após os alunos serão convidados a terem seus olhos vendados para que o possam ouvir de forma atenta a reprodução do alfabeto, com enfoque apenas na leitura feita em voz alta pelo educador.
...