Atividade da Disciplina Filosofia Geral 1ºsemestre
Por: Amandy79 • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 580 Visualizações
ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4
ATIVIDADE DA AULA 01
Por que dizemos que a filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza? Comente. (mínimo de 8 linhas)
A filosofia dos pré-socráticos mudou a história do pensamento humano, pois apareceu para derrubar àquelas definições mitológicas do surgimento do mundo, em que havia a intervenção de deuses para a criação e comando de tudo na face da Terra. O pensamento pré-socrático pode ser chamado de naturalista, em que reúne vários pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Xenófanes de Colófon, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Parmênides de Eléia, Empédocles de Agrigento e Demócrito de Abdera, com o objetivo de explicar a origem do universo à partir de acontecimentos naturais. Cada um desses pensadores tem um elemento natural em que à partir dele se discorre uma teoria do surgimento das coisas. Veja as respectivas teorias dos pré-socráticos acima:
Tales de Mileto – Ele acreditava que as coisas tinha por trás de si um princípio físico e material, chamado arqué, que para ele era a água. Sendo assim tudo no universo teria origem a partir da água, ele chegou à esta conclusão após ter observado que o calor necessitava da água, que o morto ressecava que a natureza é úmida e que os alimentos contêm seiva;
Anaximandro – Discípulo e sucessor de Tales acreditava que o princípio das coisas – o arqué, não era algo que se podia ver mas sim uma substância invisível e infinita, que chamou tal substância de apeíron (indeterminado, infinito);
Anaxímenes – para ele o princípio de tudo vinha do ar, em que todos os objetos eram criados à partir da rarefação e condensação do ar;
Xenófanes de Colófon – O elemento primordial é a terra, em que tudo sai da terra e tudo volta a terra, que tudo o que nasce e cresce é terra e água;
Heráclito de Éfeso – O princípio das coisas é o fogo. O fogo se transforma em água, metade dele vai para o céu em estado gasoso e a outra metade transforma-se em terra.
Pitágoras de Samos – Para ele o número é o príncipio de todas as coisas, que representam harmonia e ordem, assim os seres tem uma essência matemática;
Parmênides de Eléia – O princípio de tudo viria da imutabilidade do ser, ou seja, “o que é é” , sendo assim existiria “o que é” e “o que não é”, sem nenhuma chance de mudança nestas concepções;
Empédocles de Agrigento – para ele o princípio das coisas vem da combinação de quatro elementos: terra, ar, água e fogo;
Demócrito de Abdera – para ele tudo é composto por átomos, esses átomos são invisíveis e inseparáveis, o que juntos combinariam entre si e formariam todas as coisas.
Assim com todas essas teorias naturalistas sobre o princípio das coisas, estes pré-socráticos quebraram a ideia mitológica de que o princípio de tudo veio à partir de deuses. Mudando a história do pensamento do homem.
ATIVIDADE DA AULA 02
Sócrates representa um marco importante da história da filosofia e que se preocupava, dentre outras coisas, com o conhecimento sobre as coisas, dialogando o tempo todo com seus interlocutores.
De acordo com os estudos realizados em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. (mínimo de 8 linhas)
Os pensamentos de Sócrates são de suma importância para a história da filosofia, pois foi a partir dele que se começou refletir as características fundamentais nos acontecimentos não só naturais, mas também os provocados, ou seja, deixou de ser natural e passa a ser artificial não como algo falso, mas como um acontecimento diferenciado, por exemplo, o ser humano nasce com instintos vindos da sua própria natureza, mas a partir do momento que se começou a pensar ele já não esta mais seguindo seus instintos naturais. Para este pensador o conhecimento profundo só poderia ser alcançado por meio do diálogo e da argumentação, e que não há limites para o saber, que não podemos nos prender aos padrões como faziam os sofistas, e acreditava que deveria servir a pátria conforme suas atitudes, viver justamente e formar cidadãos sábios. Para melhor explicar sua teoria ele dispunha de três doutrinas, a moral, em que dizia que precisávamos bem pensar para bem viver, e que o único jeito de ser feliz era se espelhar na perfeição divina de Deus; a ironia, que para Sócrates o “filósofo é um ser irônico”, ou seja, um ser questionador, não na intenção de satirizar algo ou alguém, mas de ser questionador daquilo que você tem como verdade, do que sabe o que é verdade, então seria pegar aqueles ditos como sábios em sua própria armadilha, encurralar os no seu próprio saber; e a maiêutica, que seria a arte de argumentar, de investigar, e isso só poderia ser feito através de um constante dialogar com outros como consigo mesmo, porque por si só o homem não veria o que és, assim se pode retirar tanto mentiras quanto coisas vitais de dentro de si mesmo.
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