A Avaliação a Distância
Por: Crys-dd • 11/9/2021 • Exam • 923 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
Curso de Licenciatura em Letras – UFF / CEDERJ Disciplina: Linguística
[pic 1]
Avaliação a Distância 1 / 2020-1
1. Como você estudou nas aulas 9 e 10, Saussure usa algumas metáforas para explicar a noção de valor.
- Explicite a relação estabelecida entre o jogo de xadrez e a língua como objeto dalinguística. (2,0)
R: Ao designar o objeto da linguística, Saussure faz a separação entre langue e parole, uma vez que a lingua se diferencia da fala por ser social, não aceitar mudanças no sistema, homogênea, sistemática, abstrata, e constante. A fala é individual, heterogenia, assistemática, concreta, e variável. Entender o objeto da linguística que tem as línguas como enfoque é entender essa separação. Ele usa o jogo de xadrez pra explicar esse sistema. Não sendo necessário fazer uma linguística histórica, não é mais necessário saber como a língua era antes, mas sim como usamos hoje, segundo ele a língua precisa ser analisada no momento em que é utilizada, logo, organiza-se os elementos linguísticos psíquicos de forma sincrônica e não diacrônica. Diacronia era a perspectiva da linguística histórica, da linguística comparada, da análise dos termos. Já a sincronia faz um recorte do momento em que a língua funciona, assim, Saussere usa o jogo de xadrez para explicar esse sistema. Sendo a língua um sistema que conhece somente sua ordem própria, como no jogo, que é fácil distinguir os fatores externos dos internos, o fato de ter passado da Pérsia para a Europa é de ordem externa. Interno é tudo que diz respeito ao sistema e as regras, ao substituirmos uma peça por outro elemento, por exemplo, o cavalo por uma borracha, que vai se movimentar e fazer as vezes do cavalo, o sistema se mantêm, não pode mudar as regras, a peça que se movimenta de uma forma, não pode se movimentar como bispo. Isso é uma regra interna que mantém o jogo funcionando. Com isso, Saussere quer dizer que a língua é composta por elementos (fonemas, morfema) que criam as palavras, os signos linguísticos. Elementos que constituem as possibilidades de organização de estrutura da lingua. Quando diz que podemos mudar as peças e não interfere no funcionamento do jogo, também é possível na língua ao trocar os fonemas “p” para “b” pato para bato a estrutura se mantém, funcionando em uma relação possível.
- Discorra sobre a noção de valor linguístico, a partir da metáfora da moeda. (2,0)
Polo: Paracambi
Avaliação a Distância 1 / 2020-1
R: Com a metáfora da moeda, Saussure explica as semelhanças e diferenças que estabelecem o valor desta. Dentro do sistema monetário, uma moeda vai valer o que é estabelecido por acordo. Uma moeda de 1 real não tem valor por si só, é uma convenção independente do material que essa moeda é feita e esse valor só existe porque podemos comparar com outros valores diferentes ao qual ela pode ser trocada, um biscoito, 4 pães, ou pode ser comparada com o valor semelhante do mesmo sistema moeda de cinquenta centavos. Assim, a língua sendo um sistema, os signos não tem valor sozinho, vale das relações com outros signos e só valem dentro do sistema. Com as diferenças faz relação a arbitrariedade do signo, ou seja, ele vale do que foi estabelecido independente do material. E ao citar as semelhanças relaciona o Sistema Linguístico.
2. Leia, atentamente, a observação de Fiorin (2013) e responda às questões seguintes.
“Na língua existe um eixo da seleção, em que se dá a escolha operada pelo falante entre as várias possibilidades e um eixo da combinação, em que as unidades linguísticas devem encadear-se de certa maneira, ordenadas por regras de coocorrência próprias de cada língua”.
FIORIN, JL. As línguas do mundo. In. FIORIN (org.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013, p. 53.
- Ao mencionar que na língua há dois eixos, o linguista está se referindo a um idioma emparticular? Por quê? (1,5)
R: Não. Pois o linguista faz referência a língua como sistema, E o uso que o individuado faz da língua concretizasse na fala, a qual existem possibilidades e combinações, eixo paradigmático (das palavras) e eixo sintagmático (das combinações) dos elementos da língua que o indivíduo faz.
...