A CAPITÃES DA AREIA: AS VISÕES DOS AMADOS DIANTE DOS MENINOS DO TRAPICHE
Por: AneAraujo • 2/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 362 Visualizações
ANA MARIA DE SOUZA ARAUJO
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
CAPITÃES DA AREIA: VISÕES DOS AMADOS
DIANTE DOS MENINOS DO TRAPICHE
SANTO ANTONIO DE JESUS
2016
ANA MARIA DE SOUZA ARAUJO
CAPITÃES DA AREIA: VISÕES DOS AMADOS
DIANTE DOS MENINOS DO TRAPICHE
Pré-projeto solicitado pela docente Ana Carolina de Souza, regente do Componente Curricular Seminário de Pesquisa Interdisciplinar V, oferecido pelo Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus V.
SANTO ANTONIO DE JESUS
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 3
2 OBJETIVOS ......................................................................................................................... 4
2.1 Geral ........................................................................................................................ 4
2.2 Específicos .............................................................................................................. 4
3 PROBLEMA ......................................................................................................................... 4
4 HIPÓTESE ........................................................................................................................... 5
5 JUSTIFICATIVA ................................................................................................................. 6
6 ANTECEDENTES DE PESQUISA ................................................................................... 7
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ...................................................................... 9
REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que literatura e cinema são duas artes que constituem sistemas semióticos distintos, contudo, comparando obras literárias e suas adaptações, é possível encontrar aspectos tanto comuns quanto diferentes. Algumas produções literárias de grande sucesso concedem aos profissionais da área cinematográfica uma possibilidade de tradução intersemiótica, no que concerne à tradução de signos linguísticos e literários para representações e códigos visuais.
Sob esta perspectiva, a obra literária Capitães da Areia, lançada em 1937 pelo escritor baiano Jorge Amado, aciona sentimentos e se transforma em imagens na mente do leitor, possibilitando a adaptação fílmica homônima em 2011, dirigida pela neta Cecília Amado. Nestas, os Amados, apresentam as crianças abandonadas no cerne da narrativa, relatando as diferenças sociais através das vivências dos moradores de um trapiche abandonado, todavia, cada profissional apresenta um olhar crítico para um ponto tocante.
A partir de então, este projeto tem como tema a representação dos meninos de rua na tradução intersemiótica do romance Capitães da Areia de Jorge Amado para o filme homônimo dirigido por Cecília Amado.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
Empreender estudo comparado entre a obra literária Capitães da Areia, do escritor Jorge Amado e a obra fílmica homônima de 2011, de Cecília Amado, para investigar como se dá a representação dos meninos de rua e quais os efeitos de sentido que cada leitura da realidade social e/ou textual oferece.
2.2 Objetivos específicos:
Abordar o processo de transposição intersemiótica, baseando-se em teóricos e análises da narrativa literária e da narrativa fílmica;
Analisar a construção das personagens no romance e na respectiva adaptação.
3 PROBLEMA
Como se dá a representação dos meninos de rua na tradução intersemiótica de Capitães da Areia da literatura para o cinema?
4 HIPÓTESE
Fundamentado nas análises da obra literária de Capitães da Areia e sua adaptação fílmica, é possível conhecer as personagens em duas perspectivas. Enquanto Jorge Amado apresenta os meninos como heróis, embora à margem da sociedade, para Cecília Amado, os menores são apresentados como vítimas, crianças sem oportunidades de inserção social.
Na obra literária, é enfatizado um grupo de crianças abandonadas, que para o escritor, eram vistas como heróis no estilo Robin Hood, que tiravam dos que tinham para atender a eles mesmos e ainda que envolvidos em roubos, não roubavam entre si. Amado, também expõe os problemas existenciais destes garotos, como falta de estrutura familiar, comida, ambiente digno para morarem e simples vestimentas, que os transformam em personagens únicos e corajosos.
Voltando-se para a transmutação, é notório que muitas atitudes baderneiras dos menores eram justificadas pela carência de amor e afeto que tinham, uns porque tinham sido abandonados pela família, outros porque nunca as tinham conhecido. Além de evidenciar as diferenças sociais, em que temos de um lado meninos que por falta de opção, são conduzidos ao crime sendo assim os socialmente marginalizados e do outro, a burguesia que se mostra insensível à pobreza existente na cidade.
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