A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Por: robsnasc • 20/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
[1] Roberth Silva Nascimento
[2] Maria Alice
RESUMO
A sexualidade é considerada aspecto importante na adolescência e a gravidez aparece como problema nessa fase de vida. O presente artigo insere-se nessa área, o objetivo é o de abordar o conhecimento sobre o tema: Gravidez na adolescência. E assim, expor sua prevenção. É bem claro que a maioria dessas adolescentes acreditam obter a auto-realização e a independência. Outro fator relevante a ser discutido é que, culturalmente, a mulher ainda é vista como a única responsável por evitar uma gravidez. Construir um espaço onde pais, familiares, escola, adolescentes, professores e profissionais de saúde possam dialogar é um importante instrumento para se obter resposta social com vistas à superação das relações de vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assim como à gravidez precoce e não-planejada.
Palavras – chave: Comportamento sexual. Adolescência. Gravidez.
ABSTRACT
Sexuality is considered important aspect of adolescence and pregnancy appears as a problem in this phase of life. This article is part of this area, the goal is to address the knowledge on the topic: Adolescent pregnancy. And so, expose its prevention. It is clear that most of these teens believe obtain self-realization and independence. Another relevant factor to be discussed is that culturally, women are still seen as the only responsible for avoiding pregnancy. Build a space where parents, family, school, teens, teachers and health professionals can dialogue is an important instrument to achieve social response with a view to overcoming the vulnerability of relations sexually transmitted diseases (STDs) and early pregnancy and unplanned.
Key- words: Speech. Writing. Interrelation. Competence. Analyze.
1. INTRODUÇÃO
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis físico, mental e social, e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto. Atualmente, podemos observar que as adolescentes tem iniciado sua vida sexual cada vez mais cedo, geralmente são extremamente imaturas e muitas das vezes desfavorecidas de informações úteis e cuidados básicos, o que acaba favorecendo uma gravidez precoce.
2. PREVENÇAO PARA GRAVIDEZ PRECOCE
A gravidez na adolescência acaba por ocasionar uma série de consequências negativas, por exemplo: o corpo não está totalmente formado para receber a gestação; acaba por desestruturar a vida social e pessoal da adolescente; elas normalmente não procuram um médico e não fazem o pré-natal corretamente; entram em conflito com a família; e ainda podem sofrer por não ter o parceiro ao lado neste momento tão delicado. É inegável a existência de diversos fatores explicativos para o problema em questão, mas o fato, é que se deve focar nos principais. A prioridade é deixar bem claro que se a menina já se acha madura ao ponto de ter relações sexuais, ela terá de ser também para enfrentar as possíveis consequências. A atividade sexual precoce entre os adolescentes está relacionada ao contexto familiar, onde os próprios pais possuem históricos semelhantes. A ausência do conservadorismo, a independência desmedida, a falta de cumplicidade e a vergonha de abordar assuntos sexuais em momentos de reunião familiar, são fatores que implicam consideravelmente neste aspecto. O surgimento de métodos contraceptivos desenvolvidos e testados cientificamente foi o que garantiu e maximizou o controle da natalidade e da fecundidade, trazendo mais segurança e menos danos para as mulheres que antes recorriam a Práticas extremamente precárias, invasivas e também emocionalmente desgastantes como as formas antigas de controle de filhos.
...