TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo demonstrar que o PPP não pode ter um conceito fechado, mas sim amplo sobre a gestão escolar, o planejamento pedagógico e as adaptações naturais do currículo durante o ano letivo, a participação abrangente dos demais funcionários da escola, dos pais e comunidade em geral no processo sócio-educativo.

2 DESENVOLVIMENTO

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

• É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Contudo, o Projeto Político Pedagógico precisa ser flexível. O tempo determinado para o ano letivo, os tipos de avaliações a serem utilizadas com os alunos, entre outros aspectos, são características fixas do PPP. Mas, quando entramos no aspecto político, a dimensão de versatilidade se apresenta. Imaginar que as escolas estaduais nos dias de hoje formam cidadãos conscientes é um absurdo! As escolas estão deterioradas em seu espaço físico e moral, com professores desmotivados pelos baixos salários, pela falta de tempo para fazerem cursos de abrangência em sua área de conhecimento e estressados pelo ambiente escolar repleto de conflitos.

Já os alunos chegam à escola sem interesse algum em aprender. E o problema começa com os pais que tiveram – isso se tiveram – estudado. Para eles, o método avaliativo, por exemplo, deve ser o tradicional, onde a nota representa o rendimento do aluno. Mas, o PPP deve ir além do conteúdo programático estático. Precisa estimular o aluno a refletir sobre o assunto estudado, trazendo-o para a realidade atual e provocando o educando a questionar o tema. Avaliá-lo amplamente com sua participação em sala de aula, trabalhos de pesquisa e inovações pedagógicas. Paulo Freire dizia que “se o professor pegar um tema de história, por exemplo, e estimular os alunos a comporem uma música no estilo que gostam, eles ficarão incentivados e o lúdico entra no processo ensino-aprendizagem” (2002, p. 76).

È aí que se apresenta o processo pedagógico do PPP. Avaliar é algo que vai muito além de uma média escolar. Existem alunos que não sabem ler e nem escrever razoavelmente. Como trazê-los para o entendimento? Através de novos recursos pensados e catalisados pelos responsáveis na elaboração do PPP.

3 CONCLUSÃO

Nossa reflexão continua é baseada principalmente na prática pedagógica voltada ao cotidiano e realidade de nossos educandos , responsável e compromissada com uma escola de qualidade e para todos sem exceção de cor, raça, credo, ou condição sócio político e econômico. Para Elizabeth de Jesus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com