UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
JAQUELINE FERREIRA SANTIAGO DOS SANTOS - RGM: 20501129
FERNANDA ALESSANDRA MARTINS – RGM: 20101678
LUCIANA PEREIRA GOULART RIBEIRO – RGM: 19956312
TEMA
A IMPORTÃNCIA DA ÁGUA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DO NOVO CORONAVÍRUS.
A Importância da água no combate ao Convid19
A Importância da economia da água em tempos de Pandemia
2020
PLANO DE AULA
|
TEMA: PLANEJAMENTO DE MAPA CONCEITUAL |
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO
|
- Produção de Texto - Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. - Estratégias de escrita - Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
|
HABILIDADES DA BNCC EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21 |
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
|
Escola: Professor (a): Disciplina: Português Série: 6º ano Turma: A matutino Período: Data:
|
DIFICULDADES ANTECIPADAS
|
Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos. |
ATIVIDADES
|
Atividade 1: Formação de grupos de três alunos, para a produção de Mapa conceitual com base no Tema: Águas Subterrâneas.
Atividade 2: Exibição de slides em sala, diálogo em sala de aula, com ideias pesquisadas pelos alunos, sobre o tema.
Atividade 3: Trabalho em grupo para a produção do Mapa Conceitual. Atividade 4: Análise do texto “Águas Subterrâneas”, identificando os Substantivos e os Verbos. Fonte Adaptada: BRASIL. Águas subterrâneas. Programa de Águas Subterrâneas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001. Disponível em: . Acesso em: 3 dez. 2018. |
INTRODUÇÃO MAPA CONCEITUAL
Condições de Produção Estrutura composicional Tempo Sugerido: 8 minutos
|
Orientações: - Procure fazer com que os alunos relembrem quais são as condições de produção de um Mapa conceitual. Por exemplo, podem ser feitas perguntas sobre quem normalmente o produz e com que intuito. É importante que os alunos apresentem respostas, mas você pode conduzi-los à constatação de que Mapas conceituais podem ser produzidos por estudantes para organizar, esquematizar e sintetizar informações do conteúdo de aprendizagem. Assim, o Mapa conceitual pode ser produzido pelo próprio aluno pensando nele mesmo como destinatário. Quando produzido pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos com base na leitura de texto anterior e, quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada. Estes questionamentos podem ser feitos de forma oral na sala, com discussões no grupo. Na aula 1 desta Sequência de Atividades, você encontra mais informações sobre abordagem das condições de produção do mapa.
- Procure fazer com que os alunos relembrem, também, a estrutura composicional do Mapa conceitual. Aspectos desta composição são as cores utilizadas nos mapas, as posições dos conceitos (partindo de hiperônimos para hipônimos), as imagens e as linhas, formato dos blocos, a quantidade de informações e o assunto. Na aula 2 desta Sequência de atividades, você encontra mais informações sobre abordagem da estrutura composicional do mapa.
|
DESENVOLVIMENTO
|
[pic 1] Tempo sugerido: 10 minutos. Orientações: - Apresente o Mapa conceitual Por dentro do céu aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão. Esta apresentação é importante para servir de exemplo de composição do Mapa conceitual. Com o mapa da sequência, eles têm acesso a duas formas diferentes de organização. Assim, o processo de produção poderá se tornar mais fácil, já que os estudantes possuem parâmetros como ponto de partida.
|
DESENVOLVIMENTO |
[pic 2] Tempo sugerido: 10 minutos. Orientações: - Apresente o Mapa conceitual Ciclo da água aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão.
- Pergunte aos alunos o que eles acharam sobre os dois mapas em relação à estrutura composicional. Espera-se que eles digam que os mapas são diferentes, o mapa Por dentro do céu tem cores e uma estrutura hierárquica, enquanto o mapa Ciclo da água possui apenas uma cor, que lembra a água, e sua estrutura lembra um ciclo. Também espera-se que eles constatem que os mapas são de assuntos diferentes, apesar de ter sido produzidos pela mesma autora. É importante possibilitar que os alunos cheguem a estas conclusões, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. No entanto, se este processo demorar um pouco, você pode ajudá-los a chegar a estas constatações por meio de perguntas como: As cores nos mapas são iguais? O que elas lembram e o que isso tem a ver com o assunto? O que as flechas indicam sobre os mapas? Ambos os mapas possuem o mesmo tipo de estrutura?
|