A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ÂMBITO ESCOLAR FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO E CRITICO UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROFESSORES E ALUNOS
Por: anapaulanoronha • 16/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 705 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE LETRAS
ANA PAULA VITALINO NORONHA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ÂMBITO ESCOLAR
FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO E CRITICO UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROFESSORES E ALUNOS
Castanhal
2016
ANA PAULA VITALINO NORONHA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ÂMBITO ESCOLAR
FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO E CRITICO UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA PROFESSORES E ALUNOS
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, como requisito parcial do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Orientador: Prof°. Dr°. Ednardo Duarte.
Castanhal
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................ 4
- JUSTIFICATIVA ............................................................................................. 6
- OBJETIVO....................................................................................................... 7
- OBJETIVO GERAL ............................................................................... 7
- OBJETIVO ESPECÍFICO...................................................................... 7
- PROBLEMA.................................................................................................... 7
- HIPOTESE...................................................................................................... 8
- METODOLOGIA. ............................................................................................ 9
- ANÁLISE........................................................................................................ 10
- CRONOGRAMA.............................................................................................. 14
REFERÊNCIAS............................................................................................... 15
1. INTRODUÇÃO
Através da produção deste pré-projeto de pesquisa buscou-se entender e descobrir plausíveis explicações para indagações breves sobre a leitura, principalmente as complicações que o individuo tem na etapa de execução desta realidade. Acerca de como sucede as etapas de leitura no ensino de língua portuguesa? O que uma leitura frequente tem a oferecer na vida das pessoas? E quais as possibilidades que a leitura pode acarretar no individuo? São questionamentos de suma relevância na medida em que ela requer do leitor pressupostos respectivos particulares de saber ler e aptidão de assimilar.
O teor da leitura estende-se para as diferentes extensões do conhecimento, com inúmeras tendências. Debate-la além de confusa, é vital, visto que ajusta vinculo de coerência, analise do conhecimento, depreende definições, dentre outros. Logo, a leitura efetua e continua contendo a atribuição social sendo muito observada e pesquisada, apesar de ajustar o leitor às considerações a respeito do seu mundo, e o mundo do texto, prontamente por meio das noções do contexto o leitor assume consciência da sua ou da realidade do outro, aumentando seu modo de ver o mundo.
A leitura, então, assume um espaço de suma influência na educação de modo consciente e observador a temática deste pré-projeto planeia assimilar os motivos que definem os problemas do educando na presente ocasião da leitura. Ler é fundamental, uma vez que determina ao espírito reflexões que remete o leitor a assumir uma percepção analítica a respeito de diversos assuntos proporcionando a aprendizagem e desenvolvimento das ideias.
Passeando-se nessas hipóteses, é congruente destacar que a leitura, apesar de carregar em si dados, torna plausível a relação do sujeito com o texto e, portanto, com o meio, podendo provavelmente pré-estabelecer ou mesmo definir seus propósitos e ratificar seus pensamentos. Ler, então, denota englobar a mensagem que certo autor procura emitir ao seu leitor para atingir resultado, é fundamental que ele tenha conhecimentos prévios sobre assunto em questão, já que é a partir da leitura do mundo que conquistamos o fundamento dos inúmeros textos.
Os livros parecem com os homens, às vezes incompreensíveis, sinistros e por vezes misteriosos, porém distribuem envolvimentos, preferências e concepções. Eles transferem os seus leitores para outros lugares, outras culturas e os fazem sonhar, possibilitando-os deste modo, mudar sua própria realidade. Dessa maneira, assimilaremos neste uma provável saída no propósito de suavizar a resistência encontrada nos indivíduos quando se remete ler e entender a língua escrita.
Durante uma pesquisa de campo, em uma escola estadual, atuando na turma do sétimo ano de ensino fundamental, encontrei-me com inúmeros acontecimentos, podendo verificar nos alunos e na professora a ausência de comunicação no campo da sala de aula, nos mais variados contextos. Os alunos apresentaram um alto nível de incompreensão na comunicação, e a professora por outro lado, apresentou a falta de conhecimento, de relacionamento, segurança nos temas sem conseguir retorno do ensino aprendizagem dos alunos.
O que se pretende estender um dialoga a partir dessa realidade é a falta de interação e atuação na sociedade como um todo. Porém, foi observado que, nem sempre, as práticas escolares condizem com as propostas dos PCNS, o apego excessivo à rotina do livro didático e o distanciamento da instituição em relação ao que se veicula no universo social do aluno, acaba gerando atividades artificiais as quais não estimulam um envolvimento por parte dele e com isso a falta de interação entre aluno e professor.
Nesse sentido, ao acreditar que os professores devam vencer as barreiras existentes entre realidade social e contexto escolar, o professor deve propor situações de interação que diminua o artificialismo e revelem caminhos para o comprometimento dos alunos, com os problemas sociais de sua realidade, deixando-o apto a integrar-se, discutir e opinar sobre questões sociais. Assim considerando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, Brasil 1998) e sob a luz da linguística aplicada, apresento nesse pré- projeto, a exposição das teorias sócios-interacionista, embasadas em autores como Bakhtin, Vygostsky entre outros, e a consolidação destas teorias pelas práticas interacionista da leitura na qual o aluno, a partir do contato com a realidade social, terá a oportunidade de desenvolver sua linguagem em uso. Essa prática, além de contribuir para o aprimoramento do ensino no contexto escolar, visa à interação do aluno com a sociedade de modo a exercer, afetivamente aos saberes linguísticos sociais.
...