INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Por: Carmelito Rodrigues • 18/8/2021 • Projeto de pesquisa • 6.565 Palavras (27 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CARMELITO RODRIGUES DE OLIVEIRA
INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL ZINHA PRATES
MONTES CLAROS /MG 2021
[pic 2]
CARMELITO RODRIGUES DE OLIVEIRA
INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL ZINHA PRATES
Relatório Final de Pesquisa do Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, como requisito para obtenção de título de graduação.
Orientador(a): Me Aneuzimira Caldeira Souza
Tutor(a) Presencial: Maria Aparecida Meira
Tutor (a) a distância: Deusdedit David Rodrigues
MONTES CLAROS /MG 2021
RESUMO
O presente trabalho trata de um Projeto de intervenção que faz parte das exigências para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia e justifica-se pela preocupação com as crianças, que devem encontrar nos livros encantamento, liberdade, harmonia, e na escola incentivos e norteadores para uma prática de leitura correta e eficaz. Pretendemos responder a questão prolemática: Como incentivar e desenvolver a leitura crítica? O objetivo geral deste projeto é incentivar a prática da leitura crítica, e como objetivos específicos: fazer um levantamento bibliográfico sobre o incentivo e a prática da leitura crítica, buscando conceituar e explanar o assunto; conhecer como se dá a leitura crítica e elaborar conteúdos e atividades que possam incentivar e desenvolver a prática da leitura crítica. Para tanto abordamos os conteúdos: Leitura e escrita, Interpretação de texto, Produção textual e Releitura e apreciação da arte e da literatura como instrumentos de comunicação. E será desenvolvido através da leitura do livro Menina bonita do laço de fita e atividades que visam a leitura crítica do livro, sendo necessários recursos de fácil acesso. E a avaliação sugerida é a observação do desempenho dos alunos nas atividades. No presente projeto de ensino discutimos na revisão bibliográfica um pouco do que vem a ser a leitura crítica e sua importância através das ideias de autores como Solé (1998), Kleiman (2004), Silva (1991) e Chiappini (1998).
Palavras-chave: Ler. Leitura. Crítica.
.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Projeto de Intervenção Relatório Final
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 5
- PROBLEMA 6
- PÚBLICO-ALVO 6
- JUSTIFICATIVA 6
- OBJETIVOS 6
- REVISÃO DE LITERATURA 7
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 14
- O Plano de Intervenção 14
- AÇÕES DA INTERVENÇÃO: DESCRIÇÃO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO 17
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
- REFERÊNCIAS 21
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Projeto de Intervenção Relatório Final
1. INTRODUÇÃO
Há muito tempo educadores afirmam que através do hábito da leitura a sociedade pode se transformar e alcançar um perfil de sociedade composta de leitores conscientes, de bons escritores, de cidadão críticos, de pessoas capazes de buscar sozinhas ainda mais conhecimentos. Por isso, a preocupação com as crianças e adolescentes, que devem encontrar nos livros encantamento, liberdade, harmonia, e na escola incentivos e norteadores para uma prática de leitura correta e eficaz. Assim será possível pensar em uma sociedade constituída de bons leitores, por conseguinte, excelentes escritores.
O problema que move essa pesquisa está indicado pela questão: Como incentivar e desenvolver a leitura crítica?
Essa pesquisa tem como objetivo geral incentivar a prática da leitura crítica. E os específicos são: Fazer um levantamento bibliográfico sobre o incentivo e a prática da leitura crítica, buscando conceituar e explanar o assunto. Conhecer como se dá a leitura crítica. Elaborar conteúdos e atividades que possam incentivar e desenvolver a prática da leitura crítica.
A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de engajamento dos professores na tarefa de oportunizar aos alunos situações de contato e prática da leitura crítica. Dessa forma, decidiu-se realizar um projeto que focalize o trabalho com leitura através dos conteúdos: leitura e escrita; Interpretação de texto; Produção textual e Releitura e apreciação da arte e da literatura como instrumentos de comunicação. Para desenvolvimento propomos atividades relacionadas ao tema abordado no livro “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, as diferenças, buscando o incentivo e a prática da leitura crítica por meio de leitura, releitura e escrita. Para tanto utilizaremos recursos como vídeos para assistir a história contada, Produção de texto coletiva para instigar a participação dos alunos, recortes em revistas para produção de mural e outros descritos no corpo do Projeto. Para avaliação sugerimos que seja feita através da observação do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas durante o projeto.
Na revisão bibliográfica discutimos um pouco do que vem a ser a leitura crítica e destacamos que é uma atividade que vai além do decodificar, que envolve vários aspectos cognitivos. Além disso, demonstramos sua importância na formação social do indivíduo, apresentamos os pressupostos teóricos sobre o ensino da leitura e papel desempenhado pelo professor nesse trabalho, uma vez que é ele o principal exemplo de leitor que um aluno aprendiz pode ter.
As atividades propostas a serem desenvolvidas neste projeto, bem como o livro escolhido para fundamentá-las, têm o intuito de demonstrar para o professor como é possível trabalhar de modo diferenciado um livro, desenvolvendo e incentivando a leitura em crianças, para desde cedo formá-las leitoras. Bem como, trabalhar aspectos culturais e sociais através do mesmo, aplicando a criticidade envolvida na leitura.
...