A LUDICIDADE NA ORTOGRAFIA
Por: rodolfo.santos • 22/11/2020 • Projeto de pesquisa • 7.770 Palavras (32 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
“LUDICIDADE NA ORTOGRAFIA: CORRIDA MALUCA DA LINGUAGEM”
SÃO PAULO
2017
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
“LUDICIDADE NA ORTOGRAFIA: CORRIDA MALUCA DA LINGUAGEM”
Capitulo de Livro apresentado como tema parcial de avaliação do projeto integrador, orientado pela professora Ms. Adriana Lilian Garcia.
CLAYTON DE LIMA SILVA
RA: 915123246
FELIPE DE OLIVEIRA SOARES
RA: 915117182
JESSYCA PITTA DA SILVA
RA: 915117469
JULIANA EUGÊNIA MIRANDA SILVA
RA: 915103211
PAMELA RAMOS DE OLIVEIRA
RA: 915102613
RODOLFO SEVERINO DOS SANTOS
RA: 915115820
WERBSON CUNHA DE SENA
RA: 915109603
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
Resumo 04
Público-alvo 04
Objetivos de Ensino 04
Tempo previsto para construção do projeto 05
Conteúdo Programático 05
Competências Habilidades 15
Valores e Atitudes Subjacentes às Práticas de Linguagem 16
Valores e Atitudes nas Relações Interpessoais 17
Relações com as Orientações Curriculares Nacionais 19
Áreas Possíveis de Serem Envolvidas para relações Interdisciplinares 20
Fundamentação Teórica 22
Sequência Didática mostrando a construção do objetivo educativo ou da ação educativa... 24
Referências... 27
TÍTULO DO CAPÍTULO: LUDICIDADE NA ORTOGRAFIA: CORRIDA MALUCA DA LINGUAGEM
ORIENTADORES: Professora Ms. Adriana Lilian Garcia;
NOME DOS AUTORES: Clayton de Lima Silva, Felipe de Oliveira Soares, Juliana Eugênia Miranda Silva, Jessyca Pitta da Silva, Pamela Ramos de Oliveira, Rodolfo Severino dos Santos e Werbson Cunha de Sena.
RESUMO
Este trabalho propõe verificar o desempenho do uso de jogos educacionais em contrapartida ao uso das figuras de linguagem utilizadas na língua portuguesa aplicadas em textos e obras literárias para conseguir um efeito determinado na interpretação, para os alunos das 2ª Série do Ensino Médio da rede pública, no desenvolvimento de jogo educacional baseado nas diversificadas figuras de linguagem e suas funções dentro dos textos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas que habilitaram o grupo a compreender a efetividade do ensino por meio de jogo e interação em sala de aula, além de enfatizar as figuras.
Palavras-chaves: Jogos Educacionais, Interatividade, Gramática, Figura de Linguagem, Desenho Animado.
PÚBLICO-ALVO
O presente trabalho foi desenvolvido com base nas gramáticas de Evanildo Bechara e Antônio Suarez Abreu, entre outras pesquisas bibliográficas como Maurício Silva, Elenice Costa, entre outros, no âmbito do uso da norma culta da língua portuguesa, figuras de linguagem além de jogos educacionais, para alunos da 2ª Série do Ensino Médio na rede pública do estado de São Paulo.
OBJETIVOS DE ENSINO
Este projeto viabiliza a construção de uma nova forma de ensino em relação á Língua Portuguesa, mais especificamente ao tema das Figuras de Linguagem, Com o uso de jogos educacionais, objetivamos atender a demanda da prática e da compreensão de algumas palavras em contextos literários, para a construção de uma interpretação coesa, de forma mais simples de acordo com a mensagem a qual o escritor de determinada obra deseja transmitir.
Com o intuito de proporcionar aos alunos uma prática diferenciada e agradável para estudar as figuras de linguagem “desagradável e chata” para muitos estudantes, o projeto viabiliza modificar o ambiente escolar trazendo um jogo baseado na diversificação da linguagem e seus significados, que vem colocar o aluno jogando com seus próprios colegas em sala de aula, e assim, criando o gosto pela leitura, compreender o que o autor deseja dizer no ato da leitura, e aplicá-las sem dificuldades na escrita e aprimorando o ensino/aprendizagem.
Para Paulo Freire (2007), educar de forma crítica, é proporcionar condições em que o educando possa se relacionar uns com os outros e com os professores ensaiando a experiência de assumir-se, como indivíduo e ser humano pensante, crítico, partindo deste principio, a escolha da aplicação das Figuras de Linguagem ocorreu na perspectiva de buscar para esses alunos uma forma lúdica e agradável de aprender, que fosse de fácil acesso ao próprio educador, para poder auxiliar o processo cognitivo, e o próprio ensino de Língua Portuguesa.
Como se trata de um assunto recorrente e importante que é visto em diferentes gêneros textuais, entre elas: aliteração, elipse, metáfora, pleonasmo e tantas outras, para melhor aprendizagem e práticas de ótimas interpretações textuais, o jogo é visto como uma ferramenta atrativa e eficaz.
TEMPO PREVISTO PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO
O projeto teve a duração de três meses para a sua conclusão, com início em Março e término em Junho de 2017.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo Programático é a elaboração detalhada por escrito de um planejamento de aulas, atividades escolares, nas quais são realizados por alunos em um determinado período, com objetivo de adquirir conhecimentos propostos, (neste caso para a disciplina de língua portuguesa).
De acordo com o projeto, o foco do conteúdo está relacionado em relembrar as figuras de linguagem, além da importância dos jogos pedagógicos em sala de aula para alunos do 2° ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, também como aplicá-los em conteúdos específicos da nossa língua.
Para o desenvolvimento do jogo foi utilizado obras gramaticais como a Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara, para aprimorar conhecimentos sobre a norma culta da língua, o entendimento das figuras de linguagem e o porquê elas aparecem em diversos textos, além da identificação de cada uma, juntamente com seus significados. Mesquita & Matos (2009, p. 484), “as figuras de linguagem são” recursos expressivos quem podem vir a emprestar ao pensamento mais energia e vivacidade, que, por sua vez, conferem à frase mais elegância e graça e permite ao leitor captar mais efetivamente a mensagem pretendida pelo autor. Neste contexto, para o início da aplicação do projeto, a ideia principal é mostrar aos alunos a importância da aplicação dessas figuras, aprendendo o significado da palavra de acordo com o contexto da obra. Para a definição de qual assunto abordar, alguns professores da língua foram questionados sobre a interpretação textual de obras literárias, tendo visto muita dificuldade e desinteresse por esse gênero textual.
...