A Linguística Discursiva
Por: Paula R.B.G • 24/8/2019 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Discursiva 1
Caro aluno, para responder a esta atividade, leia os capítulos de 1 a 3 do livro-texto. Aconselhamos que leia os textos disponibilizadas em materiais de apoio. As respostas devem ser individuais, elaboradas pelo próprio aluno, e expressar o seu entendimento acerca da questão formulada. Respostas copiadas parcial ou integralmente serão zeradas.
Considere os dois excertos abaixo:
1. "Palavras não são meras etiquetas vocais ou adjuntos comunicacionais sobrepostos a uma ordem já dada das coisas. São produtos coletivos da interação social, instrumentos essenciais pelos quais os seres humanos constituem e articulam o seu mundo. Esse ponto de vista da linguagem típico do século 20 influenciou o desenvolvimento de toda a gama das ciências humanas."
Roy Harris, Universidade de Oxford
http://revistalingua.com.br/textos/fixos/o-centenario-de-saussure-295989-1.asp
2. Há pesquisadores que pensam a língua enraizada em práticas e não uma coisa com vida própria fora e acima dos falantes.
A linguística sempre se pensou como uma ciência social. No entanto, hoje há reflexões mais alentadas sobre a questão do contato com suas apropriações, heterogeneidades, misturas, que dependem das práticas sociais. A língua é um fazer regulado tanto pelo contexto social como por um sistema subjacente. Mas, apesar de práticas muito diversas, temos comunidade linguística. Saussure vai dizer que a língua é a soma de conhecimentos internalizados por todos os falantes de uma dada comunidade. Há pontos de contato de conhecimento linguístico em sociedades mesmo muito desiguais. É ignorar a realidade dizer que não temos comunidade linguística no Brasil.
http://revistalingua.com.br/textos/96/os-caminhos-da-ciencia-da-lingua-298548-1.asp
Elabore um texto dissertativo coeso e coerente abordando os seguintes aspectos:
a. A abordagem linguística de que falam esses dois excertos. Justifique utilizando as noções de regulação social e sistema subjacente;
b. Considera um equívoco a ideia de uma língua corresponder a uma nação? E quanto a várias línguas, considerando a realidade multilíngue do Brasil?
Discursiva entregue 03/04/2016
Considerando os conceitos estudados por teóricos renomados como Saussure, Hjelmslev, Jakobson, Mathesius, entre outros, é inegável afirmar que a herança cultural de cada comunidade é a principal explicação para a variação linguística de cada região, como dito no Círculo de Praga, a língua e a cultura devem ser analisados juntas no estudo da linguística.
É pertinente afirmar que no Brasil temos muitas comunidades linguísticas, até mesmo de difícil compreensão dentro da mesma região. Considerando equivocada a ideia de uma língua corresponder a uma nação, um exemplo de realidade multilíngue no Brasil é a etimologia da palavra "mandioca", por exemplo: " um caminhão carregado de "aipim" que sai do Rio Grande do Sul com destino ao nordeste do país, ao passar por São Paulo este mesmo caminhão estará
...