A Literatura é tudo o que está escrito
Por: ReGLeal • 4/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 760 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
Curso:Letras/Literatura
Coordenador:José Luís Jobim
Aluna:Renata Gonçalves
Matrícula:17113120260
Polo: Itaperuna
Baseado no que você já tinha em sua cabeça e no que aprendeu nas duas primeiras aulas, comente pelo menos duas das frases acima. Coloque o número da frase comentada.
1. Número da frase:_2__
"Literatura é tudo o que está escrito."
A percepção de Literatura, de acordo com o senso comum ,é nesta afirmação exposta de modo amplo,apresentando características que priorizam uma Literatura de forma prá-tica,sem critérios que possam estreitar sua definição anulando assim a função poética da linguagem.
2. Número da frase:_4__
“Literatura consiste em fazer arte com as palavras.”
Com essa colocação ,o senso comum assume uma visão mais específica da Literatura tendo esta aspecto de construção,divergindo assim de outras representações da linguagem,estabelecendo, entretanto,critério de comparação com outras formas de texto,ainda que limitado.Vale ressaltar que a associação do termo litteratura ao universo do que é escrito,litterae=letras(latim) justifica-se em função da escolha do que deveria ser registrado devido ao caro e difícil processo,ocasionando assim uma seleção caracterizada por extrema importância e,como consequência,valorizada.
2. Considerando tudo o que você aprendeu na aula 3, diga quais foram os dois mais importantes aspectos sobre a relação entre literatura e linguagem, na sua opinião. Justifique sua resposta.
Um aspecto relevante é referência ligada ao contexto capaz de justificar o efeito do enunciado,já que em uma obra literária, em uma frase de uma personagem fictícia não há a obrigatoriedade que haja uma pessoa e/ou fala reais.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é a percepção de que a linguagem caracteriza-se de forma parcial quando compõe-se de aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação ,enquanto a Literatura dirige-se a um todo atemporal que dá sentido ao ato de ler.
A língua natural assume características imprescindíveis na Literatura,não limitando-se especificamente à comunicação.
Uma dessas características é a função poética da linguagem,um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson,assumindo esta papel primordial na Literatura,contribuindo para uma construção que não seja metódica.
3. Formule, em suas próprias palavras, um sentido para cada um dos termos abaixo:
Ficção
É uma projeção estritamente humana capaz de possibilitar a criação e acesso a mundos aos quais não seria possível relacionar-se de outra forma.
Há uma tendência cultural a agregar certa desvalorização à ficção,bem como sua associação à coisas negativas.Porém,na Literatura,na ficção assume uma capacidade de criar novos horizontes, sendo inacessíveis em outras condições ficando assim caracterizada como uma qualidade.
Realismo
Foi um movimento cultural do século XIX que objetivou estabelecer uma relação intrínseca entre a obra ficcional ao mundo real,atribuindo à linguagem,inclusive,a finalidade ímpar de mostrar o real com precisão,sendo essa crença amplamente divulgada.
...