A Literatura Portuguesa
Por: Thamirys Vieira • 10/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
Formação da Literatura Brasileira
Jonathan Pereira da Silva Ra 8407142215
Marina Leite R.A 8072840568
Rodrigo Fernandes da Cruz R.A 8096905074
Thamiris de Oliveira Ramos da Conceição R.A 9902000740
Letras 7ª Série
Professor Responsável:
Wellington Deromediz
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao realizar este trabalho o grupo percebeu o quanto o ensino do inglês ainda esta deficiente no ambiente escolar, tendo em vista, que os alunos se vem distantes do mesmo.
Apesar do inglês fazer parte do cotidiano da maioria dos jovens, nos desenhos que recebemos os jovens, não conseguem se enxergar dentro do inglês, sendo assim pode-se concluir que é preciso além de tudo aproximar o inglês dos jovens, saindo do excesso de verbo to be e indo em direção ao inglês útil e funcional.
Fazer este trabalho nos faz pensar como o inglês deve ser ensinado e refletir sobre a realidade dos estudantes e o quanto ela não é levada em consideração dentro das salas de aula.
Um trabalho prazeroso e desafiante.
OBJETIVO DO TRABALHO
O seguinte trabalho augura tecer um conjunto de análises de desenhos feitos por crianças de faixas etárias diversas afim de compreender a visão dos mesmos sobre a língua inglesa, usando para este fim os círculos da língua inglesa
Resenha crítica ''Poema Sujo'' de Ferreira Gullar
Poema Sujo de Ferreira Gullar foi escrito durante o período de exilio do poeta, foi publicado em 1976,o Poema sujo faz o uso de palavras que refletem o titulo do mesmo, que também está ligado ao contexto histórico do poema escrito em exilio durante a ditadura, onde o autor narra sua trajetória (memórias) dando ênfase na cidade de São Luís do Maranhão, cidade de nascimento do autor, indo desde sua infância e adolescência até sua experiência de vida que por fim nos leva ao âmbito universal ou comum de todos, dando sempre ênfase a passagem do tempo que esta presente em todo o poema. É um poema de imensa sensibilidade que toca o leitor ao ponto de o fazer pensar e sentir os sentimentos de Gullar.
O Poema Sujo não segue padrões de métrica, faz o uso de palavrões e se mostra em partes obsceno, tendo em seus temas principais, a infância, a família, a cidade, a sua casa, o seu corpo, o seu prazer e o fenômeno do tempo, mesclando sentimentos como alegria e tristeza, a angustia e a esperança do tempo que já passou, onde o autor se mostra encurralado diante dos mistérios de sua existência.
O autor dentro de uma sensibilidade forrada de questionamentos sobre o homem e sobre as desigualdades, causando inquietação em quem o lê, apresentando sua vida, suas ideias politicas e suas filosofias, usando de antíteses para retratar as várias fases de si mesmo, do homem e consequentemente da vida.
Em Poema Sujo Ferreira Gullar traz em sua estética o relato das memórias passadas que sempre o levam ao presente, ou seja, o passado se mistura com o presente e/ou o leva ao presente. O poema sujo conta com a presença de antíteses, onomatopeias, metáforas e é em escrito em forma de verso livre.
Gullar narra em Poema sujo memórias de seu primeiro amor, uma nostalgia inquietante, o desenvolvimento do homem, o seu saber, a sua aprendizagem, as lembranças do seu pai, seus dilemas e o momento em que o pais vive (ditadura).
...