A Língua Portuguesa na Minha Vida
Por: arcoirisss • 20/12/2019 • Ensaio • 295 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A língua portuguesa na minha vida
Sofia
Desde que decidi cursar língua portuguesa na universidade, todo mundo tinha me perguntado: Porque é português? Sempre me custava muito achar uma resposta adequada, porque português parecia bem afastado do meu dia a dia. Só comecei a utilizar português na vida real e me dar conta com o papel que ele desempenha quando cheguei a Porto Alegre.
Lembro-me de que me setir perdida no mar da língua portuguesa por muitas vezes. Um amigo meu me recomendou uma churrascaria bacana na cidade, e eu agradeci-lhe. Ele respondeu: “Imagina.” “Imagina? Mas...Imaginar o que?” Eu fiquei confusa, enquanto ele morriu de riso. Hoje já entendi que uma palavra em português, como imaginar, pode possuir vários significados, dependente dos contextos específicos. No entanto, apareceu outro problema: como escolher palavras ou frases para me expressar melhor? Isso é sempre um processo meio-amargo que quebra a minha cabeça.
Português não é uma língua tão simples para manejar, mas sim uma língua rica, doce e colorida, que abre à minha frente uma janela para um novo mundo. Cada língua representa um modo de pensar pertencido à sua própria cultura. Quando comunico com os falantes de português, não só mudo a pronûncia e a gramática, mas também tento pensar de uma maneira diferente, deixando a minha zona de comforto. Cada vez mais entrego-me ao mundo de português, mais descubro e desfruto a sua beleza fantástica.
Todos os dias, saio da casa e cumprimento todo mundo com um “bom dia”, troco ideias em português com os meus amigos e até brigo em português com um fulano, e por fim, nunca me esqueço de folhear livros em português antes de ir para cama. Assim, a língua portuguesa já faz uma parte indispensável na minha vida, como o sol, o ar e a água.
...