A Neuropsicologia em Letras
Por: Amandha Araujo • 23/1/2017 • Artigo • 3.770 Palavras (16 Páginas) • 780 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ[pic 1][pic 2]
NEUROPSICOLOGIA[a]
Curitiba/PR
2016
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ[pic 3][pic 4]
ANGELA CRISTINA HARTMANN DOS SANTOS
NEUROPSICOLOGIA
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Neuroaprendizagem conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
Orientadora:
Curitiba/PR
2016
FOLHA DE APROVAÇÃO[pic 5][pic 6]
ANGELA CRISTINA HARTMANN DOS SANTOS
NEUROAPRENDIZAGEM
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Neuroaprendizagem conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
Orientadora:
Aprovado em: _____/_____/_______
Examinadores:
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição: ________________________ Assinatura: ____________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição: ________________________ Assinatura: ____________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ________________________________________________
Instituição: _______________________ Assinatura: _____________________
RESUMO
O processo de aprendizagem é extenso e exige do professor alguns conhecimentos além dos relacionados à abordagem do conteúdo, de modo que para aperfeiçoar os resultados da aprendizagem é necessário que o professor também tenha algum conhecimento cientifico, mais precisamente a neuropsicológica; tais campos podem contribuir em inovações no processo de aprendizagem. O conhecimento do cérebro permite o entendimento da evolução humana, e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento. Essa área da ciência sempre foi objeto de estudo, de modo que, conforme o avanço da ciência, surge inúmeros conceitos e modelos desvendando os mistérios do cérebro. A neuropsicologia é a ciência que desvenda as relações entre o cérebro e o comportamento, além de tratar as funções mentais e seus modelos, e suas estruturas cerebrais envolvidas. Entender as funções cognitivas, suas relações e suas alterações, é fundamental no auxílio do processo de aprendizagem. A aprendizagem faz o cérebro mudar, intensifica o número de sinapses. Quando aprendemos mudamos o cérebro, por isso o estímulo contribui para a melhoria no funcionamento deste órgão. Tais conhecimentos nessa ciência permitem o aproveitamento do potencial de cada aluno.
Palavras-Chave: neuropsicológica, comportamento, aprendizagem.
- INTRODUÇÃO
Desde que a neuropsicologia trouxe o conhecimento sobre o cérebro para a vida cotidiana, o fascínio por essa ciência aumenta consideravelmente. Sendo uma ciência que estuda o comportamento e as relações entre o cérebro, seu conhecimento permite um melhor aproveitamento das atividades cerebrais.
Uma das maiores contribuições para o desenvolvimento do cérebro é a aprendizagem. É a partir do estímulo gerado pela aprendizagem que as sinapses são aumentadas, ou seja, quanto mais os neurônios trabalham, mais conexões são intensificadas. Quanto mais estímulos, mais conexões são geradas e dessa maneira a possibilidade de enfrentar os obstáculos cotidianos de maneira satisfatória acontece.
A escola sendo a principal responsável na formação do indivíduo necessita aproximar o conhecimento da neuropsicologia com a sala de aula. Assim, os processos de aprendizagem podem ser prazeroso gratificante e produtivo, contribuindo para a melhoria do potencial de aprendizagem do aluno, tornando-o duradouro.
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é expor os conceitos da neuropsicologia para uma melhor compreensão, e, posteriormente, utilização. Assim não somente entender o conceito da neuropsicologia, mas também a relação entre os principais problemas enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O crescimento e o aprendizado dependem do perfeito funcionamento do cérebro, ou seja, as relações cognitivas do cérebro[b], pois permitem que o indivíduo seja capaz de se adaptar as mudanças do ambiente.
A neuropsicologia é a ciência que melhor permite o conhecimento do comportamento humano. A compreensão de tal ciência permite que o professor tenha meios de aperfeiçoar sua metodologia de ensino, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e duradouro.
- NEUROPSICOLOGIA
O cérebro capacita a mente e fundamenta os comportamentos, pensamentos e sentimentos que o ser humano experimenta, por isso a ciência estuda e investiga este órgão vital. A ciência que estuda essa área é conhecida como neurociência, e é através deste estudo que é possível a melhor compreensão do funcionamento cerebral.[c]
A neuropsicologia é uma ramificação da neurociência, sendo a ciência responsável pela compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento. Tal estudo baseia se no fato de que o sistema nervoso central é o responsável pela interação do indivíduo com o meio ambiente, ou seja, tais estímulos permitem que o mesmo seja capaz de receber, analisar, armazenar e responder aos estímulos recebidos[d].
É através do estudo realizado pela neuropsicologia que permite a identificação de possíveis alterações cerebrais que dificultam o processo de desenvolvimento. O comprometimento do desenvolvimento das funções cerebrais resultam em distúrbios, por isso a neuropsicologia é importante no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, é importante o conhecimento do professor em relação a neuropsicologia, de modo a identificar quais alunos necessitam de uma avaliação neuropsicológica para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem[e].
...