A Poesia árabe do século XIX
Por: Tauan Duque • 14/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 236 Visualizações
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Letras Orientais
As personagens de Men in The Sun ( رجال في الشمس )
Trabalho apresentado à disciplina Prosa Árabe I, do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Prof. Dr. Michel Sleiman
São Paulo
2017
- – Contexto histórico
- – O autor E a obra
- – A mitologia de Abqar
- – A obra
- – Contexto histórico
Segundo Jayyusi, no início do séc. XX a poesia árabe estava bastante enfraquecida, desconectada do cenário global e carente de novos paradigmas. Este processo de decadência da poesia árabe se iniciou logo após a era medieval, e se agravou com as constantes questões políticas, sociais e culturais que atingiram o mundo árabe – podemos ressaltar aqui a dominação Otomana como fator preponderante no enfraquecimento literário árabe. As pressões infligidas pelo neocolonialismo promoviam um desmantelamento sistemático dos estados árabes, com grandes consequências para a sociedade e sua produção cultural.
A poesia árabe do século XIX estava presa em formas tradicionais e em temas triviais, que não diziam respeito ao cotidiano e ao pensamento árabe da época.
“The struggle for modernization was made more difficult because arabic poetry, during its nineteenth century renaissance, reaquired many traditional conventions: esthetic, semantic, and technical. These conventions had been part of our poetric heritage and an integral component of every poet’s repertory and poetic skills. These struggle was often intense, dramatic, and sometimes painful / O processo de modernização estava ainda mais difícil, pois a poesia árabe durante o renascimento no séc. XIX reafirmou muitas convenções tradicionais: estética, semântica e técnica. Essas convenções foram parte de um legado poético e componente integral do repertório e habilidades de todo poeta. Este processo foi em diversos momentos intenso, dramático e até doloroso. ”
Foi neste cenário que se iniciou uma busca por uma nova poesia árabe, que estivesse mais ligada com o restante do mundo (principalmente com as influências ocidentais europeias) e que ao mesmo tempo também se conectasse mais com o momento sócio-político-cultural árabe, expressando questões latentes da sociedade. Os primeiros expoentes dessa busca foram uma nova geração de poetas cujo trabalho ganhou relevância na primeira metade do século. Podemos citar como principal nome neste processo o poeta Gibran Kahlil Gibran (1883-1931). Sua obra seria importante influência para a conformação do que mais tarde seria o modernismo (الحداثة ) árabe.
Na segunda metade do séc. XX, o mundo árabe se voltava para a questão palestina (que tem início em 1947). A estética de adoração à beleza em si própria não poderia mais continuar vigente.
- O autor e a obra
Chafic Maluf nasceu no Líbano, em 1905. Filho de intelectuais, estudou Letras na universidade de sua cidade natal e após a graduação ocupou a redação do jornal diário Alif Ba, em Damasco. No ano de 1926 mudou se para São Paulo, onde se concentrou em sua profissão de escritor e nos empreendimentos de sua família no Brasil.
Seu livro de estreia, Abqar (عبقر), de 1936, alcançou sucesso no mundo árabe, sendo abraçado pela crítica. Abqar possuía uma poética diferenciada para a poesia da época. Influenciado pela Divina Comédia, de Dante, e pelo Simbolismo francês, Abqar aborda temas subjetivos, sentimentais, obscuros, místicos. A originalidade do texto o coloca como uma das mais importantes obras do modernismo árabe.
- A mitologia de Abqar
De acordo com Guráieb, os símbolos e ritos mitológicos derivam de visões oníricas sobre as entidades e movimentos da natureza e suas relações com o ser humano desde os tempos primitivos. As crenças mitológicas são parte indissociável da formação do pensamento árabe, e, portanto, sua tradição é intrinsicamente ligada à produção cultural ao longo dos séculos.
As histórias mitológicas árabes em sua maioria são referentes ao período pré-islâmico. Pedras, montanhas, árvores, rios, astros, corpos celestes e demais elementos da natureza recebiam contornos fantásticos através da adoração.
No fabulário (الخرافات) lendário antigo árabe circulavam seres míticos como fadas, gênios, demônios, feiticeiras, adivinhos, serpentes e outras criaturas, derivadas da fragilidade e medo da humanidade com o desconhecido. Abqar é, segundo essas lendas, um local oculto, habitado por entidades fantásticas como os gênios e os demônios. Para os antigos árabes, esses gênios de Abqar por vezes influenciavam os seres humanos, sendo responsáveis por façanhas extraordinárias. Dizia-se que eram os gênios os responsáveis por inspirar os poetas. É dessa relação entre gênios e homens que advém a ideia central da obra de Maluf - em Abqar, o poeta atormentado adentra este mundo de gênios.
4. A obra
A história se inicia com o poeta (eu-lírico) despertando em um sonho, chamado pelo gênio que o acompanha e inspira para uma viagem pelo vale de Abqar. Esta convocação pode ser interpretada como o poeta viajando em sua própria subjetividade, encarando tormentos e inquietudes do seu ser e de seu fazer poético.
Situado na primeira parte da obra, está o poema “Los Monstruos de Abqar/ Os Monstros de Abqar/ وحوش العبقرية”
“Abqar es un enigma, de um mundo invisible, que sólo sus jerarcas, huellan sus recintos
!Levantate a surcar sus abismos obscuros y rasgar sus velos...! Levantate y verás como sus Demonios se asoman de sus puertas, a poblar tus ojos! Y como de tu boca surgen sus serpetens; como si saliesen de sus madrigueras. / Abqar é o enigma de um mundo invisível, e somente seus hierarcas voam em seus recintos. Levante-se! Percorra seus abismos obscuros e rasgue seus véus! Levante e verá os Demônios aparecerem por entre as portas a preencher teus olhos! E de suas bocas surgirem suas serpentes, como se saíssem de suas tocas”
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