A Prioridade é assegurar à criança o direito à educação e posteriormente verificar as formalidades legais a serem executadas.
Por: LILIKA35 • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.016 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
Etapa3
Passo 1:
Ler e analisar a seguinte situação:
No início do segundo semestre, os pais de uma criança de nove anos compareceram a uma
escola para matriculá-la. Recém-chegados à cidade, oriundos de outro estado, disseram que, no processo da mudança, os documentos de transferência do filho haviam-se extraviado. Apresentaram a certidão de nascimento e descreveram o seu desempenho na escola anterior, onde cursava o 3º ano do Ensino Fundamental. Demonstravam aflição, pela grande dificuldade para obter uma segunda via dos documentos, e desejavam que o filho pudesse dar continuidade regular aos seus estudos.
Passo 2:
Verificar, nos termos do que dispõe a Lei 9394/96, quais procedimentos a direção da
escola deve adotar para solucionar esta situação.
Os procedimentos a serem adotados estão dispostos no Art. 5º que diz: O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo v § 2º. Ou seja, em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. E mais, ainda no Art. 3º que diz: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Assim sendo, a lei dá total garantia à criança para que tenha sua vaga assegurada, pois mantê-la fora da escola pela falta da documentação seria ferir a própria LDB.
*Conforme a lei, a melhor maneira para solucionar esta situação é matriculando a criança.
*A prioridade é assegurar à criança o direito à educação e posteriormente verificar as
formalidades legais a serem executadas.
Passo 3:
Discutir a seguinte ação adotada pela diretora e emitir um parecer:
Autorizou a matrícula do aluno, enturmando-o com base na sua faixa etária, com possibilidade de mudança de turma após o recebimento dos documentos da escola anterior. Solicitou à professora da classe que verificasse as condições de acompanhamento da criança em relação aos conteúdos curriculares previstos no Plano de Ensino.
Parecer:
A diretora em questão autorizou a matrícula do aluno usando de muito bom senso e trabalhou em conformidade com a Lei 9.394/96 artigos 3º e 5º. Agiu corretamente dentro dos padrões.
Passo 4:
Propor, em forma de ata, as estratégias adotadas pela direção para este caso.
ATA DE AUTORIZAÇÃO DE MATRÍCULAS COM BASE NA LDB
Aos_______________, de_______________________do ano de __________,
Eu,___________________________________________________, Diretora da Escola___________________________________________________________
AUTORIZO a matrícula do Aluno_______________________________________,
Com base em sua faixa etária, afirmando existir a posterior possibilidade de mudança de turma após o recebimento dos documentos da Escola anterior. Sendo assim, solicito à Professora_______________________________________________, que acompanhe o novo aluno em suas respectivas atividades, o encaixando nos conteúdos do Plano de Ensino, tendo por fundamento os Artgs. 3º e 5º dispostos na Lei 9.394. Sem mais para o momento deixo segunda via impressa para que seja encaminhada ao conhecimento dos pais.
_________________________ ___________________________
Assinatura da Diretora Assinatura do Responsável
(Entregue) (Recebido)
Etapa 4
Passo 1:
1 Ler a seguinte afirmação:
“O exercício profissional do professor compreende, ao menos , três atribuições: a
docência, a atuação na organização e na gestão da escola e a produção de conhecimentos
pedagógicos.” (LIBÂNEO, 2003, p. 310 - PLT)
2 Buscar na legislação as incumbências dos docentes junto à instituição escolar.
→ Artigo 13 da LDB 9394/96
Passo 2:
Discutir e produzir um texto dissertativo argumentativo sobre a afirmação proposta no Passo1, lembrando que podem consultar o PLT e outras referências teóricas.
Este exercício segundo alguns dicionários pode significar que docência quer dizer ato de ensinar, e que docente é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico. Mas para nós que conhecemos o brilhante caminho de um docente, o termo pode significar muito mais do que isso, sendo que essa é apenas uma das atribuições citadas acima. Falemos então da próxima, o que seria então a atuação na organização e na gestão da escola? Seria exatamente compor o corpo docente, ou seja, seria fazer parte de todo o fluxograma que envolve a Escola em si, e principalmente administrar junto ao corpo docente, tomar decisões, opinar junto ao corpo, reunir-se ao corpo etc .
E por último e não menos importante produzir conhecimentos pedagógicos, isso implica em não só conhecer, mas transmitir o conhecimento, lembrando que cada docente tem a sua própria maneira para adequar a forma de ensinar, não sendo este obrigado a aderir um padrão mas sim conduzir de forma correta o ensino dentro de uma sala de aula.Assim, o docente se sentiria livre para realizar a dinâmica que quisesse dentro da sala de aula tendo por base o conteúdo a ser ministrado sem se sentir fora dos “padrões convencionais da educação”.
Passo 3
Ler e interpretar o artigo 13 da LDB 9394/96:
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
...