A Produção do Conhecimento
Por: 200690 • 17/8/2017 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A Produção do conhecimento
Texto Interpretativo
1) Fazer leitura cuidadosa do Livro 1.
2) Selecione um dos tópicos tratados no livro desta semana e escreva a sua interpretação, na forma de texto, sobre “A Produção do Conhecimento”
3) Este é um trabalho individual.
4) Encaminhar o texto pelo recurso TAREFA 1 (do Moodle) até a data definida para esta tarefa.
Tópico escolhido: As projeções para o futuro
Sobre as projeções para o futuro é importante destacar os métodos que são utilizados para a investigação educativa. Para se desenvolver a produção do conhecimento é necessário utilizar as teorias e os métodos e consequentemente chega-se nas finalidades práticas.
Segundo Gamboa (2012) o método deve ser considerado prioritário, isto porque a amplificação do conhecimento é à base de sustentação para as decisões a serem tomadas pelo pesquisador na elucidação da relação entre sujeito e objeto da pesquisa. Partindo desse pressuposto, percebe-se que em toda pesquisa seja necessário utilizar algum método, pois é a partir dele que o pesquisador toma as decisões necessárias em seu estudo.
Em trabalhos científicos é necessário analisar o que se é proposto e avaliar a necessidade quanto às abordagens quantitativas e qualitativas, mas muitas vezes os dados estudados são insuficientes para envolver toda a realidade observada. Muitas vezes são insuficientes devido ao fator tempo.
Em tese, afirmamos que o tempo está presente em toda produção do conhecimento, sendo uma categoria explicita ou oculta. Existem diversas formas de instrumentos para se registrar esse tempo, então vai do pesquisador utilizar a forma mais adequada.
A pesquisa educacional não se reduz a uma série de instrumentos, técnicas e procedimentos. Estes constituem parte do método científico. O método ou caminho do conhecimento é mais amplo e complexo. Concluindo podemos dizer que o pesquisador trabalha com pressupostos teórico-filosóficos que orientam seu fazer, e na medida em que os sistematize, reflexione sobre suas implicações e tome consciência deles, seu trabalho será mais precioso e estruturado.
Referencias
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
...