A RETEXTUALIZAÇÃO EM LETRAS
Por: samg3 • 31/7/2021 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ/BREVES
FACULDADE DE LETRAS
DISCIPLINA: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS
PROFESSORA: CINTHIA NEVES
PERÍODO: 2021.1 (ENSINO REMOTO)
DISCENTES:
SAMUEL SOUSA CAVALCANTE
LEANDRO FARIAS GONÇALVES
2ª AVALIAÇÃO
Curralinho – PA
2021
“Não... sabe o que aconteceu... a gente tava tudo na fazenda... e aí a minha mãe começou com uma dor de cabeça... aí a minha vó falou assim, ah eu vou ali... Isso já era umas seis horas da tarde... Tava eu e meus primos, meu irmão, todo mundo ali na fazenda... meu pai tinha saído pra ir numa fazenda vizinha... aí minha vó falou, vou até a hortinha... pra pegar um pouquinho de erva-cidreira... vou fazer um chazinho pra você... cê vai dar uma descansada na cabeça e a cabeça vai melhorar... aí minha vó foi lá pegou a erva-cidreira, a planta ali na horta... fez um galão assim, um monte de chá... e todo mundo acabou tomando o chá e comendo com pão... tomando chá com pão... virou o nosso lanche ali... do final da tarde... e... a hora que o meu pai chegou... aí ficamo ali sentados assistindo televisão, minha mãe deitada tava com dor de cabeça... tomamos o chá de erva-cidreira... a hora que o meu pai chegou... ele olhou... as plantas em cima da pia... ele falou o que que é isso, essas folhas aqui? ... aí... aí a minha vó falou assim... não eu peguei erva-cidreira fiz um chá pra Adriana, cê quer um... aí todo mundo tomou... você quer um pouquinho de chá também? aí ele falou assim o que? ... Gente... isso aqui... é aquela folha... de fazer fumacê pra matar mosquito, matar pernilongo”.
Mariana Rios, The Noite, Danilo Gentili
Link:
RETEXTUALIZAÇÃO
“Estávamos todos na fazenda quando, de repente, minha mãe começou a sentir dor de cabeça. Eram mais ou menos seis horas da tarde. Eu, meus primos, meu irmão, minha avó e minha mãe estávamos em casa e apenas meu pai havia saído para visitar uma propriedade vizinha. Perante a dor que minha mãe declarou sentir, minha avó afirmou: “vou até a horta pegar um pouco de erva-cidreira e fazer um chá, vai descansar a sua mente e fazer você melhorar”. Minha avó então preparou o chá, o qual todos tomamos com pão, tornou-se nosso lanche do final da tarde. Após lancharmos, permanecemos ali assistindo televisão, exceto minha mãe que estava deitada, ainda sentindo dor. No momento em que meu pai chegou em casa, olhou para as plantas em cima da pia e perguntou: “para que são essas folhas?” Ao que minha avó respondeu: “colhi erva-cidreira e fiz um chá para a Adriana. Todos tomamos. Você também quer um pouco de chá?” Assustado, ele rapidamente respondeu: “Essa folha é usada para fazer fumacê, utilizado para matar pernilongos!”.
ELIPSE: coesão por substituição
1) “No momento em que meu pai chegou em casa, olhou as plantas em cima da pia e perguntou: “para que são essas folhas?” Ao que minha avó respondeu (...)”.
2) “minha avó afirmou: “vou até a horta pegar um pouco de erva-cidreira e fazer um chá, vai descansar a sua mente””.
3) “Após lancharmos, permanecemos ali assistindo televisão (...)”.
ADVÉRBIO DE LUGAR: Coesão por substituição
1) “Após lancharmos, permanecemos ali assistindo televisão, exceto minha mãe (...)”.
SINÔNIMO: coesão por substituição lexical
1) “Perante a dor que minha mãe declarou sentir, minha avó afirmou: “vou até a horta pegar um pouco de erva-cidreira e fazer um chá (...)”.
HIPERÔNIMO: coesão por substituição lexical
1) “Estávamos todos na fazenda quando, de repente, minha mãe começou a sentir dor de cabeça. Eram mais ou menos seis horas da tarde. Eu, meus primos, meu irmão, minha avó e minha mãe estávamos em casa e apenas meu pai havia saído para visitar uma propriedade vizinha.” Propriedade é hiperônimo de fazenda.
2) “No momento em que meu pai chegou em casa, olhou para as plantas em cima da pia e perguntou (...)” Plantas é hiperônimo de erva-cidreira.
...