A Reinvenção da Vida
Por: dartoragery • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Prática como Componente Curricular (PCC) - LENDAS URBANAS
1) Quais são as características desse gênero?
Nos tempos antigos, crescíamos ouvindo histórias que nos causavam medo a alguns e curiosidade para outros. Alguns mitos ficam gravados para sempre no imaginário popular.
Na verdade, estas lendas urbanas, mitos e histórias fantásticas ganham fama por serem divulgadas no boca-a-boca, e, após a revolução digital, por e-mails, sites, entre outros. Frequentemente são contadas com a premissa de terem acontecido com “um amigo da gente” e são enviadas com uma série de alardes do tipo “cuidado, isso pode acontecer com você”. Muitas lendas são antigas e vão se modificando com o tempo e se incorporando as outras culturas.
O fato de algumas terem sido traduzidas e fazem parte da cultura de vários países, como no caso da loira do banheiro, lenda que causa arrepios em pessoas de todas as idades até hoje. A história é sobre uma doce garota que teria se suicidado ou sido assassinada dentro de um banheiro, então, com sua alma presa ao sanitário, às vezes resolve aparecer e assustar quem está fazendo suas necessidades.
As características principais deste tipo de literatura são:
- História sempre muito pequena, buscando o máximo de leitores com uma estrutura de fácil entendimento.
- Procura sempre se autenticar por meio de testemunhas e provas supostamente existentes;
- Todos que as contam geralmente dizem ter ouvido de alguém conhecido e procuram dar veracidade ao fato como se tivesse realmente vivido.
2) Quais as diferenças entre lendas urbanas, fait divers e rumores?
Lendas urbanas são uma forma de folclore, uma vez que este corresponde ao conjunto das convicções e tradições de um povo, expressas em suas lendas. As Lendas tendem a surgir espontaneamente, fora de canais institucionais de comunicação e raramente têm origem em um único ponto. Além disso, espalham-se principalmente de indivíduo para indivíduo, por comunicação interpessoal, e só em casos atípicos por meios de comunicação de massas ou outros meios institucionais.
Faits divers são lendas desenvolvidas por meio de material. As agências de notícias ou jornais, dediquem uma seção a histórias do cotidiano com algum conteúdo curioso, inusitado, que chame a atenção do publico, deixando-o curioso e assim, levando-os a consumir o jornal ou material do tipo. Fait divers em português singnifica “fato curioso”, ou “curiosidade”.
O fait divers sempre despertou um grande interesse no público geral, estando sempre presente nos diversos veículos de informação. Os faits divers com seus fatos pitorescos, apelam para o imaginário da sociedade. No entanto, o faits divers tem vida curta e não remete nada mais, do que ele mesmo e ao longo do caminho são esquecidos.
Brunvand (1981), define rumor como um “relato breve, anônimo e não verificado de um suposto acontecimento que circula de boca em boca ou pela mídia” (p. 194).
A circulação de rumores é um processo comunicacional, resultado de ações coletivas. O rumor tende a ser não-narrativo e ter vida curta, ainda que contribua para o crescimento e difusão de uma lenda.
Os rumores são definidos como um tipo de informação não confirmada que se propaga em rede e que circula com a intenção de ser tomada como verdadeira. Apesar de poder ser inofensivo, o rumor também pode ser prejudicial, gerando graves consequências quando se trata de uma informação falsa.
...